O silêncio como estratégia política

Publicado em 21/01/2026, às 10h20

Flávio Gomes de Barros

Os principais personagens das disputas majoritárias (governo do Estado e Senado) este ano em Alagoas têm evitado declarações públicas confirmando suas verdadeiras intenções.

LEIA TAMBÉM

Para as duas vagas de senador disponíveis em outubro próximo apenas Renan Calheiros (MDB) está confirmado como concorrente à sua quinta tentativa de reeleição.

O deputado federal Arthur Lira (PP) está em campanha aberta ao Senado, tem dito e demonstrado que é mesmo candidato a mudar de casa legislativa, mas o fato de fechar acordos em dobradinha com seu filho Álvaro como candidato à Câmara dos Deputados deixa no ar a possiblidade de, falhando sem plano de ser senador, ele tentar mais uma reeleição.

Outro nome citado como concorrente ao Senado é o do também deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil), que admite a possibilidade, dá sinais de que pretende disputar, mas ainda não bateu o martelo – em recente entrevista à TV Pajuçara disse que dependia apenas de definir um partido.

Por fim, ainda figura como especulação a hipótese de o prefeito JHC (PL) ou a primeira dama de Maceió, Marina Candia, se candidatar ao Senado.

Quanto ao governo do Estado, o único que deu declaração pública dizendo ser candidato foi Renan Calheiros Filho (MDB), ex-governador, senador e atual Ministro dos Transportes, embora há quem jure que ele não tem a mínima vontade de participar essa eleição em Alagoas.

Segundo os principais aliados do prefeito João Henrique Caldas ele vai se afastar do cargo em abril próximo para concorrer a governador, entretanto ele nunca disse isso formalmente.

Além do mais, vez por outra surge a informação de que JHC poderia fazer aliança com Renan Filho, apoiá-lo para o governo e sair candidato a senador em dobradinha com Renan Calheiros pai.

Certo é que o silêncio de alguns desses personagens em torno de candidaturas (nem confirmam nem desmentem) dá margem a especulações de jornalistas, blogueiros, influencers e fofoqueiros.

Pelo jeito, vai ser difícil se ter uma definição antes da realização das convenções partidárias.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

A peregrinação do vereador Leonardo Dias Evento da ABMCJ entrega hoje a Comenda Ministra Marluce Caldas As afinidades entre os regimes do Brasil e do Irã Escolas de Alagoas restringem comercialização de alimentos