O troco de Arthur Lira ao governo Lula pelo veto a uma indicação sua

Publicado em 27/04/2023, às 06h12

Redação

A informação é da jornalista Andreia Sadi, em seu blog:

LEIA TAMBÉM

“Ao pautar a urgência de propostas que visam a derrubar 2 decretos do governo Lula (PT), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), deu um recado ao governo Lula por ter tido vetada uma indicação para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

Um dos decretos de Lula que está na mira impõe restrições à venda de armas – derrubá-lo é uma demanda da bancada da bala…

Lira queria emplacar o nome do juiz João Carlos Mayer Soares – que contava ainda com o apoio de integrantes da base do governo, como a presidente do PT e deputada federal pelo Paraná Gleise Hoffmann, e do senador Renan Calheiros (MDB-AL), adversário do presidente da Casa.

O nome, porém, foi barrado pelo ministro da Justiça, Flávio Dino. Segundo o blog apurou, o argumento usado por Dino foi uma suposta proximidade do indicado com Anderson Torres, bolsonarista que foi ministro da Justiça no governo anterior e está preso após os atos terroristas em Brasília, em 8 de janeiro.

As indicações para o TRF-1 ainda não foram oficializadas. Lula, a quem cabe realizá-las, deve fazê-lo após voltar da Europa, segundo auxiliares.

Lira, nos bastidores, tem repetido que indicar ou não é prerrogativa do presidente – mas que o Palácio do Planalto e o próprio Dino não teriam oferecido resistência ao candidato e ficaram de conversar com o presidente da Câmara antes de decidir a respeito da indicação.

Lira, no entanto, foi surpreendido com o veto sem comunicação prévia do Palácio do Planalto- o que gerou uma crise nos bastidores.”

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

COMUNICADO Com Boulos no Planalto, Lula tenta reconstruir a esquerda O coração dividido de Luciano Barbosa Ufal é destaque em novas variedades de cana-de-açúcar