OAB/AL solicita criação de comitê para monitorar uso de câmeras corporais em policiais

Publicado em 19/05/2025, às 09h48
- Divulgação

Assessoria

Com o objetivo de auxiliar na implementação do uso das câmeras corporais pelos profissionais da área de Segurança Pública do Estado de Alagoas, a Comissão de Direitos Humanos, da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), solicitou ao Governo do Estado a criação de um Comitê Interinstitucional para o acompanhamento e o aprimoramento da medida.

LEIA TAMBÉM

O ofício foi enviado na última semana, após os recentes desdobramentos que se referem à utilização de câmeras corporais nos uniformes dos profissionais da segurança pública de Alagoas. Nele, a Comissão sugere que o Comitê seja composto por representantes de diferentes entidades públicas, instituições e segmentos da sociedade, conferindo maior representatividade e agregando múltiplas contribuições técnicas para o seu funcionamento, ampliando, ainda, as discussões sobre políticas públicas de segurança no estado.

Além disso, a Comissão pretende promover o monitoramento e o diálogo interinstitucional necessário para aprimorar a implantação da referida política pública, considerando a importância de definir ações articuladas, intersetoriais e interdisciplinares entre as instituições governamentais, não governamentais e representações da sociedade civil.

Para Arthur Lira, presidente da Comissão de Direitos Humanos, a solicitação busca garantir, ao máximo, a efetividade das políticas públicas.

“A proposta de Criação de Comitê Intersetorial para Implementação e Acompanhamento do Uso de Câmera tem por objetivo garantir a participação de atores importantes (exemplo do Ministério Público Estadual, OAB, etc) para auxiliar na implementação e o monitoramento dessa nova ferramenta, especialmente nos uniformes dos Policiais Militares, com o intuito de evitar que batalhões ostensivos não sejam contemplados com o equipamento, garantindo assim, mais segurança aos cidadãos e também aos policiais”, pontuou.

Após o envio do ofício, Arthur cita os próximos passos em relação ao pedido. “Esperamos sensibilizar o governo do estado em criar o Comitê. A ideia é sentar com o Gabinete Civil e a Secretaria de Governo, além de acionarmos a rede que tem atuação com denúncias de violência policial”, disse.

De acordo com o Ministério Público de Alagoas, a previsão é que câmeras corporais comecem a ser utilizadas até novembro de 2025. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Tribunal italiano encerra audiência sobre extradição de Zambelli TJ de Alagoas alerta população sobre golpe do precatório STJ determina afastamento de ministro Marco Buzzi após acusação de importunação sexual Justiça de Alagoas marca julgamento do caso Davi após mais de uma década