Obama visita Vietnã com missão de fortalecer relações comerciais e de segurança

Publicado em 22/05/2016, às 22h41
-

Redação

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou neste domingo à capital do Vietnã para um visita de três dias a fim de aprofundar as relações norte-americanas com o país e solidificar a política norte-americana para a Ásia. Obama é o terceiro presidente dos EUA a visitar o Vietnã. 

Os Estados Unidos têm interesse em melhorar as relações com o país tanto em função da crescente classe média vietnamita, que tem potencial para se tornar um mercado consumidor promissor para produtos dos EUA, como para contrabalançar a expansão do poder chinês na região. Uma das principais questões a serem discutidas diz respeito à atuação crescente de Pequim no Mar do Sul da China. Os Estados Unidos também estão avaliando suspender um embargo de décadas à venda de armas para o Vietnã.

Obama deve defender ainda o fortalecimento das relações comerciais e de segurança entre os dois países, incluindo a aprovação da Parceria Trans Pacífico (TPP, na sigla em inglês), cujas discussões estão paradas no congresso norte-americano e enfrentam forte oposição dos candidatos às eleições presidenciais do país. 

O primeiro compromisso de Obama amanhã será uma reunião no palácio presidencial em Hanói com o presidente do Vietnã, Tran Dai Quang. Também estão agendados encontros com a presidente da Assembleia Nacional, Nguyen Thi Kim Ngan, com o primeiro-ministro Nguyen Xuan Phuc, e com o secretário geral do Partido Comunista do país, Nguyen Phu Trong. 

Na terça-feira, Obama deve se reunir com líderes da sociedade civil e fazer um discurso sobre as relações dos dois países. Os Estados Unidos têm manifestado preocupação com as restrições impostas pelo governo vietnamita a direitos políticos dos cidadãos e à liberdade de expressão. 

Em seguida, Obama viajará para a cidade de Ho Chi Minh City, onde estão previstos eventos para promoção de negócios e empreendedorismo, assim como reunião com um grupo de juventude do sudeste asiático. 

Na quarta-feira o presidente dos EUA deixa o Vietnã com destino ao Japão, onde comparecerá à cúpula do G7 (grupo formado pelas sete maiores economias do mundo, incluindo Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido, Estados Unidos e União Europeia). Obama será o primeiro presidente dos Estados Unidos a visitar Hiroshima após o país ter lançado uma bomba atômica sobre a cidade durante a Segunda Guerra Mundial, matando aproximadamente 140 mil pessoas. (Fonte: Dow Jones Newswires e Associated Press).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto