Obras estruturantes do Vida Nova nas Grotas garantem dignidade a moradores da periferia de Maceió

Publicado em 30/11/2019, às 07h04
Agência Alagoas -

Agência Alagoas

Em Maceió, o programa Vida Nova nas Grotas do Governo de Alagoas, em parceria com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), está transformando a realidade de milhares de pessoas que viviam isoladas e sem perspectivas de mudanças na capital alagoana.

LEIA TAMBÉM

Já foram entregues melhorias de mobilidade e obras estruturantes em 25 comunidades, mas o programa vai beneficiar cerca de 300 mil pessoas em 53 grotas. E neste sábado (30), será a vez da Grota do Antares comemorar, afinal, o Vida Nova nas Grotas está, a cada entrega, garantido o acesso de moradores, antes isolados, às políticas públicas das quais foram excluídos por décadas.

No dia em que o governador Renan Filho e o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, foram inaugurar as obras de melhoria de mobilidade urbana que o programa Vida Nova nas Grotas levou à Grota da Samambaia, no bairro da Serraria, parte alta da capital, dona Lecy da Silva estava feliz da vida.

“Isso aqui estava abandonado. A praça vivia cheia de lixo. Hoje, tá aí essa maravilha: um parquinho para as crianças brincarem. Lá embaixo tem até uma academia. Agora vou poder fazer meus exercícios”, comemorou a diarista.

Já a líder comunitária Val Cavalcante estava emocionada. “As escadas aqui eram buracos no barro onde os moradores apoiavam os pés para subir e chegar no asfalto. Hoje a gente vê o que era morto ganhar vida”.

Samambaia foi a 25ª comunidade a ter obras do Vida Nova nas Grotas concluídas e entregues. Foram feitos aproximadamente 420 metros de escadarias, um quilômetro de corrimão, 700 metros de canaletas, entre outros serviços, além da reforma da praça e das instalações de um parque de diversões e de uma academia ao ar livre para os moradores da região.

Na Grota Antares, foram feitos cerca de 340 metros de escadarias e mais de 900 metros de corrimão que irão viabilizar a mobilidade urbana na grota. Além disso, foram realizados mais de 180 metros de canaletas e 180 metros de muros de contenção que garantem mais segurança aos moradores, principalmente em períodos chuvosos.

A moradora mais antiga da Grota do Antares, Dona Silvana, relembra sem nenhuma saudade dos problemas que vivenciou e hoje é só gratidão. “Sou muito, muito agradecida mesmo; porque não é fácil, você deitar e não poder dormir, ver a água ‘zuando’ na porta da sua cozinha e dizer assim: meu Deus! a água vai entrar dentro da minha casa; e depois, ver umas benfeitorias dessas. Só pode a gente agradecer a Deus mesmo e as pessoas que fizeram, o governador e os secretários”, relatou dona Silvana.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas