Observatório Astronômico do Cepa está com agendamento para visitas

Publicado em 27/05/2025, às 12h00
- Alexandre Teixeira e Thiago Athaíde

Agência Alagoas

O Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), vinculado à Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) e localizado no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), em Maceió, está aberto para agendamento de visitas escolares e sessões destinadas ao público em geral. As sessões para grupos escolares podem ser agendadas de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários:

LEIA TAMBÉM

Segundas, quartas e sextas-feiras: das 8h às 12h;

Terças e quintas-feiras: das 14h às 17h e das 19h às 20h;

Sábados: sessões abertas ao público, das 19h às 20h.

Para agendar visitas ou obter mais informações, os interessados devem entrar em contato com o professor Adriano Aubert Silva Barros, coordenador do OAGLL, por meio do telefone/WhatsApp: (82) 99981-5724 ou pelo e-mail: observatorio.oagll@educ.al.gov.br.

Para escolas que não pertencem à Rede Pública Estadual, é necessário enviar um ofício digital assinado, direcionado ao OAGLL, sugerindo data e horário para a visita, através do mesmo e-mail de contato.

Todas as atividades promovidas pelo OAGLL são gratuitas. A visitação é aberta a todas as pessoas interessadas, mediante agendamento.

Infraestrutura diferenciada no cenário nacional

Em atividade desde 2009, o OAGLL se destaca por reunir, em um mesmo espaço, um observatório astronômico e um planetário digital — condição rara, mesmo em âmbito nacional, onde geralmente as cidades dispõem de apenas um desses equipamentos.

Educação e ciência ao alcance de todos

A capacidade atual do planetário digital é de 35 participantes por sessão. O espaço proporciona experiências de imersão audiovisual, estimulando o aprendizado e despertando o interesse de crianças, jovens e adultos pelo conhecimento científico.

Paralelamente, o observatório permite atividades práticas de contemplação astronômica, utilizando telescópios para observações da superfície lunar, de planetas como Júpiter e Saturno, além de estrelas e outros corpos celestes.

Como destaca o coordenador do OAGLL, professor Adriano Aubert, o espaço possibilita uma compreensão ampliada sobre as relações entre o micro e o macrocosmo, além de fomentar reflexões sobre a posição do ser humano no universo.

“A Astronomia é, por excelência, uma ciência integradora, que nos permite compreender que todas as áreas do conhecimento, em alguma medida, relacionam-se com a natureza e com o universo como um todo”, enfatiza o professor Adriano.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Defesa Civil de Maceió orienta população para identificar riscos estruturais em residências Bairros de Maceió mapeados em áreas de risco devem receber vistorias técnicas em maio Concessionária de gás é autuada após obra irregular colocar motoristas e pedestres em risco Novas regras na faixa de areia: ambulantes da orla de Maceió são orientados sobre mudanças