Ofensiva foi uma reação aos ataques a civis, diz Pentágono

Publicado em 14/04/2018, às 12h55

Redação


LEIA TAMBÉM

No dia seguinte à ofensiva à Síria, a porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, Dana W. White, definiu hoje (14) o ataque com mísseis como uma operação orquestrada cuidadosamente para evitar maiores prejuízos no futuro. Na entrevista à imprensa, ela justificou a sequência de lançamento de mísseis como reação às evidências de que o regime sírio utilizou armas químicas contra civis em Ghouma Oriental.

White lembrou que o uso de armas químicas em qualquer lugar do mundo é uma violação indesculpável do direito internacional. A porta-voz reiterou que o governo dos Estados Unidos não vai tolerar a utilização desse tipo de armamento em quaisquer circunstâncias. Mais de uma vez, durante a  entrevista, ela ressaltou que a reação norte-americana aos ataques foi uma resposta justificada, legítima e proporcional ao governo Sírio.

Questionada se há provas de uso de armas químicas por ordens das autoridades sírias contra civis, a porta-voz respondeu que o Departamento de Defesa tem "convicção". Mas não forneceu mais detalhes sobre eventuais indícios e provas que sustentaram o ataque contra a Síria.

O diretor do Estado-Maior dos Estados Unidos, general Kenneth F. MacKenzie Jr, afirmou que os ataques foram organizados com o Reino Unido e a França. De acordo com ele, os mísseis foram lançados na direção de três prédios – nos quais seriam desenvolvidos o programa de armas químicas da Síria.

Kenneth disse ainda que os alvos foram definidos de forma cuidadosa para minimizar os riscos e que não tem informações sobre vítimas civis. Para o general, três palavras definem a operação de ontem: precisa, contundente e efetiva.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto