Olinda divulga programação do 'Carnaval dos Sonhos' e anuncia noite dedicada ao brega

Publicado em 19/01/2023, às 13h16
Arquimedes Santos / Prefeitura de Olinda -

Matheus Santos / Folhapress

A Prefeitura de Olinda divulgou nesta quinta (19) a programação da folia na cidade, cujo tema neste ano é "Olinda, Carnaval dos Sonhos".

LEIA TAMBÉM

O Carnaval retorna às ladeiras da cidade após dois anos de hiato em razão da pandemia de Covid-19. Uma das novidades da festa é o brega pernambucano, que terá mais espaço na grade de programação.

"Faltam palavras para externar nossa alegria para a grande retomada desta festa que já vem acontecendo nas prévias, que é o maior Carnaval do mundo. Estamos mais do que preparados para fazer o maior Carnaval da história de Olinda", disse o prefeito de Olinda, Professor Lupércio (Solidariedade), durante entrevista coletiva na sede do Executivo municipal.

O reencontro com os foliões começa na quinta-feira -dia 16 de fevereiro de 2023-, conforme a tradição de Olinda, com o cortejo do Homem da Meia-Noite, a partir das 18h. Junto ao calunga estarão os bonecos da Mulher do Dia e do Menino da Tarde. O percurso vai da sede da Prefeitura de Olinda até o Pátio do Carmo.

No palco principal, ainda na quinta, haverá quatro apresentações, incluindo as do cantor pernambucano Alceu Valença e de Elba Ramalho, paraibana que é presença constante no Carnaval do estado. Também haverá espetáculos da família Salustiano e da Orquestra Henrique Dias com Lú Maciel.

Na sexta de Carnaval (17), a noite será dedicada ao brega. Priscila Senna, Raphaela Santos a Favorita, Banda Sentimentos, Dany Miller e Conde Só Brega se apresentam na praça do Carmo, a partir das 18h.

"Nosso Carnaval é democrático e tem espaço para todos os segmentos", afirmou a secretária de Patrimônio, Cultura e Turismo de Olinda, Gabriela Campêlo.

Entre o sábado (18) e a quarta-feira de Cinzas (22), orquestras de frevo, blocos e troças desfilam pelas ladeiras de Olinda, cidade que é Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.

Repetindo os carnavais pré-pandemia, os homenageados serão escolhidos por voto popular, depositados em urnas itinerantes entre esta quinta-feira (19) e o próximo dia 25, quando o resultado será divulgado.

Entre os candidatos a homenageado em vida estão o maestro Oséas, a cantora Dona Glorinha do Coco, o passista Mestre Tonho das Olindas, o cantor Rogério Rangel e Seu Abílio, do bloco Velho do Cariri.

Na lista dos candidatos que já faleceram estão o cantor e ativista cultural Guitinho da Xambá, o porta-estandarte Porquinho, o fundador do bloco carnavalesco Boi da Macuca, Zé da Macuca, o porta-estandarte da Troça Carnavalesca Ceroulas de Olinda, Pedro Sapateiro e Dona Janete, integrante do Maracatu Leão Coroado.

Serão eleitos dois homenageados -um em vida e outro in memorian. Os mais votados serão os homenageados oficialmente.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Escolas de samba vão às ruas da Ponta Verde na primeira noite de desfiles em Maceió Operação Lei Seca registra redução de 25% nas situações de alcoolemia durante o Carnaval Operação Carnaval: Alagoas registra redução de 10% no número de feridos em acidentes nas BRs Beija-Flor é a campeã do Carnaval RJ 2025; veja classificações