OMS: 1,5 milhão poderá pegar zika vírus no Brasil

Publicado em 28/01/2016, às 17h09

Redação

A OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou nesta quinta-feira (28) que o zika vírus pode infectar de 3 milhões a 4 milhões de pessoas nas Américas, sendo 1,5 milhão no Brasil.

LEIA TAMBÉM

A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, disse que a disseminação da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, passou de uma ameaça moderada para uma questão de proporções alarmantes.

Marcos Espinal, especialista em doenças infecciosas da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), o braço regional da OMS nas Américas, declarou: "Podemos esperar entre três e quatro milhões de casos de doenças do vírus zika". Ele não mencionou um intervalo de tempo.

Não existe vacina ou tratamento para o zika, que é da mesma família da dengue e da febre chikungunya e causa febre moderada, erupção cutânea e vermelhidão nos olhos.

Cerca de 80% das pessoas infectadas não exibem sintomas, o que torna difícil saberem se foram contaminadas.

A diretora da OMS disse que a entidade irá convocar uma reunião do comitê de emergência na segunda-feira (1°) para ajudar a determinar o nível de reação internacional ao surto do vírus, que está se disseminando a partir do Brasil e que se acredita estar relacionado a casos de microcefalia em recém-nascidos.

"O nível de alarme é extremamente alto", afirmou Chan aos membros do conselho executivo da OMS durante reunião em Genebra.

— Nessa altura, foram relatados casos em 23 países e territórios na região (das Américas).

O Ministério da Saúde do Brasil informou em novembro de 2015 que o Zika estava relacionado a casos de microcefalia, uma malformação congênita em que bebês nascem com a cabeça menor do que o tamanho normal.

O Brasil registrou oficialmente 3.893 casos suspeitos de microcefalia, afirmou a OMS na semana passada, mais de 30 vezes a mais do que em qualquer ano desde 2010 e o equivalente a de 1% a 2% de todos os recém-nascidos de Pernambuco, um dos Estados mais atingidos pela doença.

Chan disse que, embora ainda não se tenha estabelecido uma relação causal entre o zika vírus e malformação congênita, existe uma "forte suspeita".

— As possíveis ligações, só recentemente suspeitadas, mudaram rapidamente o perfil de risco do zika de uma ameaça moderada para uma de proporções alarmantes.

OMS: 1,5 milhão poderá pegar zika vírus no Brasil
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados