Onça ferida em incêndio no Pantanal é tratada e reinserida à natureza

Publicado em 19/10/2020, às 21h30
Reprodução / TV Anhaguera -

Uol

Uma equipe do Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio) irá realizar a soltura da onça Ousado na natureza. O animal havia sido capturado pelo Instituto Nex após sofrer ferimentos durante incêndio no Pantanal.

LEIA TAMBÉM

Após 37 dias de tratamento, a onça batizada de "Ousado" recebeu alta dos veterinários depois de se recuperar dos ferimentos causados pelo fogo na região do Pantanal.

Segundo reportagem da TV Anhanguera, afiliada à Rede Globo no estado de Goiás, o animal recebeu um tratamento inédito em onças, com ozônio e laser, que ajudaram no processo de recuperação.

"Hoje eles [ICMBio] vieram buscar e dissemos: 'Agora é com vocês'. Vão viajar na estrada, em uma van muito confortável, com ar condicionado. Ela vai muito bem acomodada na caixa de transportes, grande o suficiente para ela se movimentar", explicou para a reportagem da TV Anhanguera Silvano Gianni, diretor-executivo do Instituto Nex.

Gianni afirmou que a previsão é que o animal seja levado para uma região próxima à que foi recolhido, no Mato Grosso. Ele deve ser monitorado por uma coleira com GPS para acompanhar seu desenvolvimento, além de garantir sua segurança e conforto em seu habitat natural.

Uma fêmea, também tratada no Instituto Nex, talvez não volte à natureza. Batizada de Amanancy, ela teve queimaduras de terceiro grau e suas garras foram comprometidas. Sem a possibilidade da caça e da escalada, a tendência é que viva em cativeiro.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Homem morre após realizar canal dentário em clínica odontológica Promessa do turfe morre aos 16 anos após cair de cavalo no RJ Mulher é mordida por capivara e tem partes do corpo arrancadas Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas