O Globo
Pelo menos quatro pessoas morreram e outra permanece desaparecida após serem arrastadas por uma onda gigante no último domingo na Ilha Cangrejo, em Tenerife, no arquipélago das Canárias, na Espanha. A tragédia ocorreu pouco depois das 16h (horário local), quando uma forte ondulação atingiu a piscina natural situada na costa de Los Gigantes, área famosa entre visitantes.
LEIA TAMBÉM
Três vítimas — dois homens e uma mulher, com idades entre 35 e 55 anos — foram encontradas ainda no domingo. Outra mulher, resgatada com vida e levada ao hospital, não resistiu durante a noite de segunda-feira. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Santiago del Teide, Emilio Navarro, os turistas ignoraram as restrições impostas para acessar o local, que tinha alertas vigentes para condições marítimas adversas.
Veja vídeo:
🇪🇸 Îles Canaries : une vague géante a déferlé sur une piscine naturelle, emportant tout sur son passage et causant la mort d’au moins 4 personnes. #JT20h pic.twitter.com/gb2QGTeRR4
— Le20h-France Télévisions (@le20hfrancetele) December 8, 2025
Entre as vítimas identificadas estão duas cidadãs romenas e uma eslovaca. As buscas seguem por uma quinta pessoa, afirma o jornal português SIC Notícias. Navarro destacou que a piscina natural é considerada perigosa pela força do mar, com placas de aviso instaladas permanentemente.
Ainda assim, muitos visitantes forçam barreiras de corais para chegar ao espaço, amplamente divulgado nas redes sociais.
— São locais muito bonitos, mas têm perigos inerentes, e isso deve ser respeitado — afirmou Navarro, ao decretar três dias de luto oficial.
O governo regional das Canárias havia emitido um alerta para ondas de 2 a 3,5 metros durante o fim de semana e desaconselhava que banhistas se aproximassem da costa para tirar fotos ou gravar vídeos.
LEIA MAIS