Onda gigante na costa da Argentina deixa ao menos um morto e 30 feridos; veja vídeo

Publicado em 13/01/2026, às 12h42
Grande onda na Costa da Argentina - Reprodução / X

Douglas Gravas / Folhapress

Ler resumo da notícia

Uma onda gigante atingiu turistas e moradores em Santa Clara del Mar e Mar del Plata, no litoral argentino, na tarde de segunda-feira (12), resultando na morte de uma pessoa e ferindo mais de 30.

LEIA TAMBÉM

A onda levou à interdição das praias e à atuação de serviços de emergência. Segundo especialistas do Serviço Nacional de Meteorologia, o fenômeno, que ainda está sendo estudado, poderia ser classificado como um minitsunami, causado por uma diferença de pressão entre a massa de ar e a superfície do mar.

Os minitsunamis são grandes ondas geradas por distúrbios atmosféricos, como tempestades e mudanças rápidas de pressão, que se diferenciam dos tsunamis tradicionais causados por terremotos. Essas ondas, como a que pode ter acontecido na costa argentina, podem chegar a mais de 1,80 metro de altura.


A vítima foi identificada como Yair Amir Manno Nuñez, tinha 29 anos, era natural de Mar del Plata e morava na França. Ele, que competia em provas de equitação, estava de férias em Santa Clara com sua namorada, quando foi arrastado e jogado contra pedras enquanto pescava.

As autoridades ainda monitoram o estado de saúde dos feridos em centros de saúde da região, e as praias da Costa Atlântica estão em estado de alerta.

A Defesa Civil da Província de Buenos Aires informou que eventos como esse são imprevisíveis e lembram que um episódio similar ocorreu em Mar del Plata, sem deixar feridos, na madrugada de 8 de dezembro de 2022.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

A confissão inesperada sobre sequestro que se tornou um dos maiores mistérios da Malásia 'Vovó fitness' diz ter sido suspensa de academia após foto manipulada por IA Arcebispo de Maceió visita Papa Leão XIV no Vaticano e entrega lembrança de Alagoas Youtuber viraliza ao afirmar que recriou a receita secreta da Coca-Cola em seu laboratório