ONU pede ações para evitar novos massacres nos Estados Unidos

Publicado em 02/10/2015, às 20h00
-

Redação


Um dia depois de um atirador matar nove pessoas em uma universidade no Oregon, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, disse ter esperança de que os Estados Unidos serão capazes de tomar medidas para conter as mortes em massa por arma de fogo no país.

A mensagem do secretário-geral foi lida pelo porta-voz, Stephane Dujarric. O texto diz que “diante de mais uma tragédia desse tipo, o secretário-geral expressa forte esperança de que os Estados Unidos, através do robusto processo democrático que os caracterizam, serão capazes de tomar as medidas necessárias para conter a perda terrível de vidas humanas, que a violência armada está tirando da sociedade”.

Ban Ki-moon disse também saber que o presidente Barack Obama tem se empenhado no compromisso de enfrentar este flagelo.

Nessa quinta-feira, um atirador invadiu a Umpqua Community College, na cidade de Roseburg, no Oregon, e matou nove pessoas. Outras nove ficaram feridas, algumas em estado grave. O atirador morreu em uma troca de tiros com a polícia.

A imprensa norte-americana aponta que o autor dos disparos é Chris Harper-Mercer, de 26 anos. Ele chegou a servir no exército, mas foi dispensado um mês depois de entrar. Segundo a polícia, ele tinha treze armas.

O massacre na universidade de Roseburg é o último de vários ataques a tiros que aconteceram em escolas, igrejas, bases militares e salas de cinema, nos últimos anos.

O presidente Barack Obama fez mais um apelo em defesa da adoção de controles para a venda de armas no país. Ele foi derrotado nas tentativas anteriores de mudar a lei norte-americana para dificultar o acesso à compra de armas no país. Segundo Obama, as mortes em tiroteios “se tornaram rotina”. 


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Novas fotos do caso Epstein mostram trechos de 'Lolita' escritos em corpo de mulher Avião cai durante o pouso em aeroporto na Carolina do Norte, nos EUA Executiva de RH fala sobre flagra com CEO casado em show do Coldplay Mulher ataca filho com garfo, vassoura e produto de limpeza após ele não fazer tarefas domésticas