Onyx sai em defesa de Joice e diz que disputa por espaço é natural

Publicado em 16/12/2018, às 00h23
EBC -

FolhaPress

Em meio ao fogo amigo na bancada do PSL na Câmara, o futuro ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), saiu em defesa da deputada eleita Joice Hasselmann (PSL-SP), acusada por colegas de tentar atropelar as lideranças dos partidos para se projetar.

LEIA TAMBÉM

"Claro que, em qualquer bancada grande, é natural que haja disputa por espaço. Isso a que estamos assistindo é normal", minimizou Lorenzoni. "Estou tentando fazer justiça à Joice. Ela tem feito esforço grande de conciliação. Ela, [e os deputados reeleitos do PSL] Eduardo [Bolsonaro], [Delegado] Waldir", afirmou o futuro ministro.

"Como ela tem muitas relações, até de antes da política, pela atividade dela como jornalista, a Joice tem protagonismo. Ela é uma facilitadora do diálogo. Vai crescer muito." Em informação divulgada na coluna "O Painel", na Folha de S. Paulo, neste sábado (15), Lorenzoni disse a parlamentares que a movimentação de Hasselmann como articuladora do governo eleito incomoda a equipe de Bolsonaro, mas que não sabe como impedi-la.

O futuro ministro disse que o governo não interferirá na disputa pela liderança da bancada do PSL da Câmara, posto para o qual Hasselmann tenta se viabilizar. Seu estilo de se colocar, porém, é criticado por colegas que veem pouca disposição para o diálogo.
"Uma legislatura, um governo é uma maratona, não é uma corrida de 100 metros -sou corredor. Tem que ter tempo para entender que tem de respirar, acertar o passo. Sempre digo, especialmente aos novatos: tem que estar forte na chegada".

Hasselmann afirmou que as críticas decorrem de sua atuação. "Essa coisa de eu ajudar a fazer a articulação política do governo não vem de hoje, iniciou-se logo depois do resultado da eleição", disse. Mas, seguiu, "como veio à tona há poucos dias, começou um fogo amigo de um pequeno grupo, o que é natural na política, infelizmente. Tenho conversado com figuras-chave, pessoas estratégicas, para fazer essa grande costura. E as coisas têm caminhado muito bem".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmara aprova regime de urgência para projeto que cria o “imposto do congestionamento” Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado