Receita Federal apreende R$ 3 milhões em tênis falsificados no Centro de Maceió

Publicado em 30/07/2025, às 12h01
- Assessoria

TNH1 com Assessoria

A Receita Federal realizou, em Maceió, a Operação Oitentão, de combate ao contrabando de tênis falsificados. A ação de fiscalização na manhã desta quarta-feira (30) teve como alvo cinco estabelecimentos comerciais no bairro Centro. Ao todo, foram apreendidos diversos volumes em mercadorias, totalizando cerca de R$ 3 milhões.

LEIA TAMBÉM

A Receita Federal alerta que muitos desses calçados falsificados apreendidos podem ter origem em resíduos descartados no exterior — incluindo lixo comum e até mesmo lixo hospitalar —, o que representa riscos significativos à saúde e segurança dos consumidores.

O combate à entrada ilegal de mercadorias no país, especialmente aquelas que não recolhem os tributos devidos, visa proteger o mercado formal, promovendo a concorrência leal e valorizando os lojistas que atuam dentro da legalidade, pagando seus impostos e respeitando os direitos trabalhistas.

A importação e comercialização de produtos falsificados e piratas não são práticas inofensivas. Esse tipo de crime fomenta o trabalho análogo à escravidão no Brasil e no exterior, além de estar frequentemente ligado ao financiamento de organizações criminosas e outras atividades ilícitas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF e MP/AL acompanham evolução das obras de mobilidade urbana previstas em acordo judicial com Braskem Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (07) Paciente acamado em situação de risco é resgatado pelo Samu em Garça Torta Confira os horários dos shoppings e do Centro no feriado de Nossa Senhora da Conceição