Operação da PF cumpre mandados em Alagoas e mais 9 estados contra suspeitos de fraudes bancárias

Publicado em 28/11/2023, às 08h09
Polícia Federal/Divulgação -

TNH1

A Polícia Federal cumpriu dois mandados em Alagoas durante a operação "Não Seja um Laranja 3", na manhã desta terça-feira (28). A ação, que conta com apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e seus bancos filiados, combate fraudes bancárias eletrônicas e foi realizada simultaneamente em 10 estados.

LEIA TAMBÉM

Em todo país foram 19 mandados. No caso de Alagoas, a Polícia Federal ainda não especificou em quais municípios foram cumpridas as ordens. Veja, abaixo, a lista completa com todos os estados onde foram cumpridos os mandados:

As investigações começaram após a Polícia Federal ter detectado um aumento considerável da participação de pessoas físicas em esquemas criminosos. Segundo os agentes, tais pessoas estariam participando de forma consciente.

“Este “lucro fácil”, com a cessão das contas para receber transações fraudulentas, possibilita a ocorrência de fraudes bancárias eletrônicas que vitimam inúmeros cidadãos. Tais pessoas são conhecidas popularmente como ‘laranjas’”, disse a PF.

Ainda de acordo com a Polícia Federal, emprestar contas bancárias para receber créditos fraudulentos é crime. Os delitos a serem apurados na Operação ‘Não Seja um Laranja III’ são associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, cujas penas somadas podem chegar a mais de 20 anos de prisão.

Operação Não Seja um Laranja III - A operação é mais uma de caráter nacional que visa coibir esse tipo de conduta criminosa, a exemplo da ação já realizada em maio de 2023, que teve 51 mandados de busca executados em 17 Estados e no Distrito Federal.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Funai solicita apoio da PF para investigar emboscada no Pará Quem era engenheira que morreu após cirurgia de implante de silicone Febraban alerta consumidores sobre o golpe do falso advogado Padre Júlio Lancellotti deixa de transmitir missas ao vivo e de postar nas redes após ordem da Arquidiocese de SP