Operação flagra vazamentos de esgoto na Ponta Verde, Jatiúca e Poço

Publicado em 28/05/2025, às 10h34
Vazamento de esgoto contamina rede de drenagem, que deságua no mar. - Foto: Arquivo/Operação Línguas Sujas

Secom Maceió

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) flagraram, em nova ação da Operação Línguas Sujas, irregularidades graves envolvendo o lançamento indevido de esgoto na rede de drenagem de Maceió. As ações ocorreram em diferentes ruas dos bairros Ponta Verde, Jatiúca e Poço.

LEIA TAMBÉM

Cinco dos flagrantes identificaram transbordo de grande volume de esgoto a partir de poços de visita, todos de responsabilidade da BRK Ambiental, concessionária do sistema de esgotamento sanitário da cidade. O esgoto extravasado estava sendo despejado diretamente na rede de drenagem pluvial, destinada exclusivamente à captação de águas das chuvas. Essa prática irregular compromete a integridade do sistema de drenagem, contamina a rede e pode afetar diretamente o meio ambiente, já que essa água é encaminhada ao mar.

Uma outra irregularidade foi registrada em uma construção civil que estava despejando água de rebaixamento (água retirada do subsolo durante a execução de obras) diretamente na linha d’água e, por consequência, na rede de drenagem. Assim como o esgoto, esse lançamento é proibido, pois sobrecarrega o sistema pluvial e pode causar danos estruturais.

Diante dos flagrantes, a Semurb emitiu notificações à BRK Ambiental e à construtora responsável pela obra, exigindo providências imediatas para cessar os lançamentos e corrigir as irregularidades. O lançamento de esgoto ou águas residuais na rede de drenagem é vedado pelo Código Municipal de Meio Ambiente e constitui crime ambiental, conforme a Lei Nº 4.548/96.

A Operação Línguas Sujas é uma força-tarefa permanente que atua em toda Maceió para identificar e eliminar ligações clandestinas e práticas irregulares nas redes de drenagem e esgoto. O objetivo é preservar a infraestrutura da cidade, proteger a saúde pública e assegurar a qualidade das águas que chegam ao mar.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Defesa Civil inicia instalação de lonas em quatro regiões da capital Dezembro terá Rua Aberta na orla de Maceió aos sábados e domingos MPF e MP/AL acompanham evolução das obras de mobilidade urbana previstas em acordo judicial com Braskem Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (07)