Operação interdita 49 postos no Norte e Nordeste por suspeita de lavar dinheiro para o PCC

Publicado em 05/11/2025, às 08h00
Operação Carbono Oculto - Divulgação / SSP-PI

g1

49 postos de combustíveis estão sendo interditados nesta quarta-feira (5) no Piauí, Maranhão e Tocantins durante a Operação Carbono Oculto 86, que investiga a infiltração do Primeiro Comando da Capital (PCC) no setor de combustíveis desses estados. Vinte postos ficam na capital piauiense Teresina.

LEIA TAMBÉM

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, o grupo usava empresas de fachada, fundos de investimento e fintechs para lavar dinheiro, fraudar o mercado de combustíveis e ocultar patrimônio.

Um dos bens apreendidos na operação foi o avião do empresário Haran Santhiago Girão Sampaio. O g1 não conseguiu contato com a defesa dele até a última atualização desta reportagem. A polícia também apreendeu carros de luxo em endereços ligados aos investigados.

A investigação revelou interconexão direta entre empresários locais e os mesmos fundos e operadores alvos da Operação Carbono Oculto, que integrou Receita Federal, Polícia Federal, Ministério Público e Polícia Militar de São Paulo para desmantelar o esquema de lavagem de dinheiro do PCC.

De acordo com a SSP, os policiais estão em campo para interditar os postos localizados nas seguintes cidades:

Uma coletiva de imprensa será realizada às 11h desta quarta, na sede do Ministério Público do Piauí, em Teresina, para dar mais detalhes sobre a operação.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: Militar do exército mata assaltante em praia do litoral paulista Ladrões roubam obras de Portinari e Henri Matisse da Biblioteca Mário de Andrade Motorista bêbado atropela e arrasta criança no interior do Paraná Personal trainer viaja 500 km, descumpre medida protetiva e é preso após ameaçar a ex