Operação internacional contra pirataria cumpre mandado em apartamento da Ponta Verde

Publicado em 28/11/2023, às 08h45
Operação 404 contra pirataria digital cumpre mandado de busca e apreensão em Maceió | Foto: Cortesia / Ascom PC -

TNH1 com Ascom PC

Um apartamento no bairro Ponta Verde, na área nobre de Maceió, foi alvo de busca e apreensão da Polícia Civil (PC), nesta terça-feira (28), dentro da Operação 404, que reúne países como Brasil, Argentina, EUA, Peru e Reino Unido  no combate à pirataria. 

LEIA TAMBÉM

De acordo com as informações policiais, no apartamento mora um casal sergipano que já reside em Alagoas há meses, e é suspeito de violação de direito autoral descrito no artigo 184, §3º, do Código Penal. No momento do cumprimento, apenas a mulher, de 26 anos, as filhas e a babá se encontravam no imóvel. O homem, de 31 anos, estava em Aracajú, segundo informou a esposa. Dois celulares foram apreendidos, e será feita uma perícia nos aparelhos para extração de dados. 

A ação faz parte da nova fase da operação 404 contra pirataria, que reúne Ministério da Justiça, polícias civis e agências internacionais. A operação acontece em todo o país contra suspeitos de organizar e vender serviços piratas de streaming e TV por assinatura – incluindo transmissões clandestinas de jogos do Campeonato Inglês de Futebol (Premier League).

A ação policial inclui uma cooperação com o Campeonato Inglês de Futebol, de modo que equipes fazem buscas e tentam bloquear sites que violam direitos autorais.

O nome "Operação 404" faz referência ao código exibido por páginas em HTML quando o endereço virtual não foi encontrado ou não está disponível. E foi escolhido porque um dos principais objetivos da operação é, justamente, derrubar páginas que violam direitos autorais.

O Ministério da Justiça vai divulgar o balanço da nova fase da Operação 404 – que reúne as polícias civis e órgãos de pelo menos quatro outros países no enfrentamento à pirataria na internet e a crimes contra a propriedade intelectual.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Idoso é preso após agredir companheira na Pajuçara; vítima se escondeu em carro Corpo de homem é encontrado em região de mata em Matriz de Camaragibe Polícia Civil investiga morte de homem que sofreu 41 golpes de arma branca no Antares Suspeito de participar de homicídio no Graciliano Ramos é preso em área de mata