☰
✕

Operação Língua Suja flagra lançamento irregular de concreto em galeria pluvial no litoral Norte

Publicado em 25/09/2025, às 15h45
- Ascom Iplam

Secom Maceió

O Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental (Iplam), em uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), identificou nesta quinta-feira (25), o lançamento irregular de concreto dentro da galeria de águas pluviais que direciona o escoamento para a praia de Guaxuma, em Maceió. A ação faz parte da operação Língua Suja, que tem como objetivo combater crimes ambientais e infrações no sistema de drenagem da capital alagoana.

LEIA TAMBÉM

De acordo com a fiscalização, o concreto estava sendo descartado de forma indevida por uma construtora, que lavava equipamentos utilizados em obras diretamente na via pública. O material, ao escorrer para as bocas de lobo, era conduzido pelo sistema de drenagem até a galeria pluvial, provocando três problemas principais: a contaminação ambiental, a degradação do sistema de drenagem e a obstrução das tubulações.

O concreto, ao endurecer, compromete o escoamento da água e pode provocar alagamentos em períodos de chuva, além de impactar áreas ambientais sensíveis como matas, riachos e a faixa de praia.

O flagrante foi registrado em logradouro público, com o apoio da fiscalização ambiental. A empresa foi acionada imediatamente para executar os reparos e também foi autuada pela irregularidade.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Em entrevista ao Fique Alerta, Calcinha Preta revela local de pocket show gratuito em Maceió Maceió recebe comitiva da Polícia Nacional da Colômbia para curso internacional Hemoal promove coleta externa de sangue na Igreja Adventista do Farol neste sábado Vigilância Sanitária interdita restaurante no Tabuleiro do Martins