Operação Línguas Sujas flagra despejo irregular de esgoto no Salgadinho

Publicado em 28/04/2025, às 13h06 - Atualizado às 15h06
- Samara Emanuelle/Ascom Seminfra

Secom Maceió

A Operação Línguas Sujas, realizada pelas secretarias municipais de Infraestrutura (Seminfra) e Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), flagrou, nesta segunda-feira (28), um lançamento irregular de esgoto sobre o sistema de drenagem que desagua no Riacho Salgadinho.

LEIA TAMBÉM

De acordo com a Prefeitura de Maceió, o despejo foi causado por uma falha no sistema de esgotamento sanitário operado pela concessionária de saneamento BRK Ambiental, que resultou na contaminação direta do Salgadinho.

Em razão do flagrante, a Semurb autuará a concessionária com base no Código Municipal de Meio Ambiente (Lei Municipal nº 4.548/96) e na legislação que regulação a instalação, manutenção e limpeza de caixas de gordura (Lei Municipal nº 6.961/19). Além da obrigação de reparar a falha, a BRK deverá realizar a desinfecção e limpeza completa da rede de drenagem afetada.

Em nota, a BRK informou que ainda não foi comunicada oficialmente sobre a autuação, mas que irá analisar os pontos apresentados. Leia na íntegra:

A BRK esclarece que ainda não foi comunicada oficialmente sobre a autuação, mas informa que analisará todos os pontos apresentados no documento. A concessionária ressalta, ainda, que essas ocorrências são, em sua maioria, provenientes de ligações irregulares na rede — um problema histórico da cidade de Maceió.

A Prefeitura dise que o esgoto lançado de forma irregular compromete diretamente a qualidade da água que deságua na orla marítima na capital, afetando a balneabilidade e oferecendo riscos à saúde da população.

As ações de fiscalização da Operação Línguas Sujas acontecem de forma contínua com o objetivo combater as ligações clandestinas de esgoto na capital alagoana.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Defesa Civil de Maceió orienta população para identificar riscos estruturais em residências Bairros de Maceió mapeados em áreas de risco devem receber vistorias técnicas em maio Concessionária de gás é autuada após obra irregular colocar motoristas e pedestres em risco Novas regras na faixa de areia: ambulantes da orla de Maceió são orientados sobre mudanças