☰
✕

Operação Praia Limpa: jangadas atracadas na orla de Maceió são reordenadas

Publicado em 20/09/2023, às 15h25
Secom Maceió -

Secom Maceió

A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc) realizou, nesta quarta-feira (20), mais uma etapa da Operação Praia Limpa, reordenando as jangadas atracadas na orla de Maceió. Hoje foram retiradas jangadas abandonadas e materiais inservíveis da faixa de areia da Praia de Pajuçara. Nesta quinta-feira (21), será feito o mesmo serviço na Praia da Jatiúca.

LEIA TAMBÉM

O secretário de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho, destaca que todo o trabalho está sendo realizado em conjunto com os jangadeiros. “O reordenamento acontece em parceria com a Colônia de Pescadores, com a compreensão dos jangadeiros. Essa é mais uma ação da Prefeitura de Maceió que visa organizar essa atividade, que é tão importante para o turismo da nossa cidade. A organização deles é fundamental para a valorização dos jangadeiros e das suas atividades”, explica o secretário.

Dentre os materiais recolhidos, além das jangadas abandonadas, estão freezers, geladeiras e até caixas d’água que eram usadas irregularmente como depósito. Valdécio Nascimento, subsecretário de Convívio Social, diz que o objetivo é proporcionar aos jangadeiros um ambiente organizado e limpo. “Tanto os turistas quanto os moradores de Maceió vão conseguir ir à praia e encontrar um ambiente ordenado e limpo e assim aproveitar nossa capital da melhor forma possível, contemplando nossas belas praias e nossos jangadeiros oferecendo os melhores passeios”, disse.

A presidente da Colônia de Pescadores Z-01, Maria Aparecida, reafirma que essa é uma ação conjunta entre o poder público municipal e a Colônia de Pescadores. “Tivemos uma reunião antes com todo mundo que está envolvido na limpeza da orla. Hoje eles estão retirando o que não é usado, o que está em uso ninguém vai tirar. A gente precisa desse apoio no inverno e no verão, porque tudo isso só vai deixar Maceió ainda mais bonita”, disse a presidente.

O Sr. Cacau é jangadeiro e pescador da orla da Pajuçara, aprendeu a atividade com os avós e com os pais, trabalha no ramo há mais de 40 anos. Para ele, a operação vai beneficiar todos os jangadeiros. “O que não presta tem que ser retirado, porque vai acumulando e se torna lixo. Aqui chega rato, barata, escorpião e tudo que não presta. Praia limpa, tem turista e praia suja tem rato. Então, esse trabalho é bom pra gente”, comemora o pescador. 

O reordenamento delimitará a área em que as jangadas ficarão na faixa de areia. Apenas as embarcações em condições de uso para a realização dos passeios devem permanecer no local. A ação acontece em parceria com a Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) e o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Em entrevista ao Fique Alerta, Calcinha Preta revela local de pocket show gratuito em Maceió Maceió recebe comitiva da Polícia Nacional da Colômbia para curso internacional Hemoal promove coleta externa de sangue na Igreja Adventista do Farol neste sábado Vigilância Sanitária interdita restaurante no Tabuleiro do Martins