Órfão desde pequeno, idoso de 94 anos emociona plateia em formatura: "Não me davam chance de estudar"

Publicado em 02/06/2026, às 09h34
Severino Nascimento - Willame Lucas

Só Notícia Boa

Ler resumo da notícia

Ele nunca conseguiu estudar nessa vida e agora, aos 94 anos, esse idoso que ficou órfão logo cedo e não conheceu os pais, se forma e realiza o grande sonho dele de aprender a ler.

LEIA TAMBÉM

O seu Severino Nascimento da Silva disse que nunca perdeu a esperança de aprender a escrever o próprio nome.

“Comecei a trabalhar com seis anos de idade e, desde então, venho lutando nessa vida. Eu queria ir à escola, mas sempre que alguém me matriculava, não me davam chance de estudar. Cresci, cheguei à idade de casar e não tive condições de educar meus filhos direito”, contou o idoso.

Vida dura

A história do menino Severino é de cortar o coração.

Sem ter conhecido pai nem mãe, ele foi obrigado a trabalhar desde criança para ter o que comer.

Estudar era um privilégio que ele não tinha acesso. Mas a oportunidade veio 9 décadas depois.

Pai de 7 filhos

Mesmo sem saber ler e escrever, ele cresceu, se casou e teve 7 filhos. E lamenta não ter conseguido educar as crianças como gostaria, porque não tinha estudo.

E, na semana passada, lá estava ele: o aposentado participou da formatura com outros mil estudantes que estudaram no EJA de Teresina, chamado Programa Alfabetiza Piauí.

Em dois anos, o programa alfabetizou cerca de 50 mil piauienses, dando transporte, alimentação e incentivo financeiro para que não abandonassem os estudos. E deu certo.

A emoção de estudar

E a alegria do seu Severino em realizar o sonho de estudar está na carinha dele, na foto tirada pela Secretaria de Educação do Piauí.

“Voltar à escola me deixou muito satisfeito. Nunca imaginei viver uma formatura nessa idade. Me sinto com muita vontade de continuar estudando. Amo minhas professoras, meus colegas e sou muito agradecido por essa oportunidade”, disse o seu Severino, todo orgulhoso de si mesmo.

E ele falou sobre o que pensa sobre educação: “Sempre fui muito apaixonado por aprender. Nessa idade que eu estou agora, sigo acreditando que a educação está acima de tudo”, concluiu.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Homem que puxou vaia para Virginia no Maracanã tem conta derrubada e pede perdão Cinco estudantes de colégio militar morrem em acidente entre van escolar e caminhão 'Foi um escorregão', diz influencer que viu mulher cair de escada de avião em Congonhas PC investiga caso de bebê que teria sido jogado em rio após ser dopado com clonazepam pela mãe