Organizadores buscam reverter suspensão de leilão no setor energético

Publicado em 31/08/2018, às 22h58
Distribuição elétrica | Pixabay -

Agência Brasil

Após a decisão do presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador federal André Fontes, que suspendeu a realização do leilão para contratar empreendimentos de geração de energia A-6, que estava marcado para a manhã desta sexta-feira (31), as instituições responsáveis pelo certame trabalham para reverter a suspensão.

LEIA TAMBÉM

"As instituições responsáveis pela organização e realização do leilão estão atuando na esfera judicial para garantir a manutenção do certame na data programada. Os participantes do leilão serão informados sobre o novo horário assim que a questão for definida, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em comunicado.

O leilão, que seria realizado na sede da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), tem como objetivo contratar novos empreendimentos de fontes hidrelétrica, eólica e termelétrica (carvão, gás natural e biomassa), com início de suprimento da eletricidade em 1º de janeiro de 2024, está suspenso temporariamente por força de liminar judicial.

A decisão do presidente do TRF2 foi tomada após a empresa  Evolution Power Partners ter interposto um agravo de instrumento em que pede que a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) regularize informação relativa a habilitação técnica para o certame. 

Ao suspender o leilão, ontem (30) à noite, o desembargador disse que a medida visava afastar "possível violação do princípio da isonomia." "Seria salutar permitir aos agentes econômicos o exercício da livre concorrência, que é própria de um regime democrático, com a observância das regras de igualdade para todos os participantes", diz o desembargador na decisão.

O presidente do TRF2 determinou ainda a abertura de um prazo de 15 dias para que as partes se manifestem.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

PF prende homem que embarcava em avião com cápsulas de cocaína no estômago Avião sai da pista e colide com barranco em em aeroporto no interior de São Paulo Hospital divulga boletim médico atualizado do ex-presidente Jair Bolsonaro Vídeo: criança fica com farpa de madeira presa nas amígdalas após comer carne moída