Orla de Pajuçara ganha esculturas de Graciliano Ramos e Aurélio Buarque

Publicado em 28/11/2015, às 20h34
-

Redação

Dois ícones da cultura alagoana vão embelezar a orla de Pajuçara (Crédito: Secom Maceió)

A partir desta segunda-feira ( 30), maceioenses e turistas de passagem por Maceió poderão desfrutar da companhia de luxo de dois grandes nomes das letras e da literatura mundial. É que se não bastasse a imortalidade fruto de suas obras, agora Graciliano Ramos e Aurélio Buarque de Holanda viraram esculturas e estarão sempre por ali dispostos a um ‘selfie’ no calçadão da Pajuçara, ou quem sabe, um bate-papo no banco à beira mar de Ponta Verde.

As esculturas, feitas em bronze pelo mineiro Léo Santana, o mesmo autor da escultura do poeta Carlos Drummond de Andrade instalada no calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro, já estão em Maceió e juntas pesam cerca de 400 kg. Feitas em tamanho real – Graciliano, por exemplo, tem 1,80 de altura, as imagens podem ser tocadas, abraçadas e principalmente, cuidadas pela população.

O presente para Maceió integra o pacote comemorativo preparado pela Prefeitura para o bicentenário da cidade. “Trata-se de um patrimônio imensurável que além de embelezar a nossa paisagem urbana, traz para o cotidiano do maceioense duas figuras icônicas da nossa cultura”, diz o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Vinicius Palmeira.

O titular da Cultura credita a iniciativa do projeto ao prefeito Rui Palmeira. Segundo ele, foi o próprio Rui quem idealizou as esculturas e definiu os homenageados, isso diante do pressuposto de que tanto os artistas quanto a população mereciam uma obra desse porte.

Na segunda-feira (30), o prefeito, juntamente com familiares dos dois homenageados, fará o descerramento das esculturas. A primeira a ser apresentada ao público será a de Graciliano Ramos, às 8h, na enseada da Praia de Pajuçara, nas imediações da mesma localidade onde residiu na capital. A filha, Luiza Ramos Amad0, e o neto, Ricardo Ramos, têm presença confirmada no evento, que contará ainda com a presença do editor executivo da Editora Record, Carlos Andreazza. A editora é a maior publicadora de obras do Mestre Graça no mundo inteiro.

Na sequência, às 9h30, será descerrada a escultura de Aurélio Buarque de Holanda. O alagoano que virou sinônimo de dicionário vai compor o cenário urbano da capital à beira-mar da Ponta Verde, no mesmo local aonde costumava passear com a esposa, Dona Marina. O filho do homenageado, Aurélio Baiard Buarque Ferreira, participará da solenidade.

A assessora especial da Fmac, Vania Amorim, destaca que a presença de Aurélio no local foi testemunhada por uma geração inteira em Maceió. “Eu mesma costumava vê-lo ao lado de Dona Marina, quando por ali tomavam o banho mar domingueiro”, lembra.



Fonte: Secom Maceió


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Acidente na Avenida Menino Marcelo: quem era a vítima de acidente em motocicleta Passageira de moto por app morre após ter crânio esmagado por carro na Av. Menino Marcelo Shopping Pátio Maceió promove programas de cidadania com Procon na Rua e Carreta do Cinema Rodoviário Justiça reconhece competência do Estado e veta atos da Prefeitura contra totens de segurança