Orquestra Filarmônica de Alagoas une o tradicional e o contemporâneo em novo concerto

Publicado em 07/10/2025, às 10h03
- Assessoria

Assessoria

Já imaginou um concerto para a juventude? E quem disse que juventude tem haver com idade? Ser adolescente ou criança? Pois bem, pensando em todas as “juventudes”, a Orquestra Filarmônica de Alagoas, sob regência e direção artística do maestro Luiz Martins, vem com o “Concerto para a juventude”, que faz parte da série Allegro, que acontece nesta sexta-feira, às 20h, no anexo ao Teatro Deodoro, no prédio de vidro onde também comporta a galeria de arte do teatro.

LEIA TAMBÉM

Para esse novo concerto, a ideia a Filarmônica optou por um valor de ingresso ainda mais acessível, com valores a partir de R$25,00, pois um dos pilares da orquestra é tornar seus concertos mais acessíveis e formar e ampliar plateia. Os ingressos estão disponíveis pelo na bio do instagram da @filarmonicadealagoas e também no Armazém Anandda na R. Dep. José Lages, 372 C - Ponta Verde.

O concerto para a juventude passeia não só por composições, mas por épocas, versões e emoções também, ‘abraçando’ todas as juventudes, desde a criança que está nos seus primeiros acordes, até os jovens de 30,40,60 anos de idade e mais, pois esse se trata de mais do que um concerto onde uma orquestra executa as peças e traz o encantamento, os presentes também vão conhecer sobre as obras e seus compositores.

“Por isso escolhemos esse tema por ser tão especial para o público, e a juventude não significa ser adolescente ou criança, não tem haver com idade! Entre o humor de Leroy Anderson, a grandiosidade de Tchaikovsky, a dramaticidade de Prokofiev e a energia brasileira da música de Luiz Gonzaga e Duda do Recife, o concerto cria uma verdadeira experiência musical. Cada obra será apresentada com comentários que contextualizam sua história, seus personagens e suas curiosidades, fazendo do espetáculo não apenas um concerto, mas também uma experiência de aprendizado”, conta o Maestro Luiz Martins.

Esse é um projeto que busca aproximar ainda mais o público da música de concerto de forma educativa e acessível.Com uma proposta inovadora dentro da temporada 2026, a iniciativa combina a execução de grandes obras do repertório sinfônico com explicações claras e didáticas, proporcionando ao público uma escuta mais próxima e significativa. A ideia é despertar a curiosidade e mostrar que a música de concerto pode ser apreciada por todas as idades.

O programa traz uma seleção vibrante e variada com execução de peças nacionais e internacionais, que passeiam por diferentes estilos, épocas e culturas, no repertório inclui peças como:
Conga del Fuego Nuevo de Arturo Márquez, Romeu e Julieta – Sergei Prokofiev, O Lago dos Cisnes – Piotr Ilitch Tchaikovsky, A Máquina de Escrever – Leroy Anderson, In the Hall of the Mountain King (Peer Gynt) – Edvard Grieg, Les Toreadors - G. Bizet, Dança Brasileira – Camargo Guarnieri, Suite Gonzaga – Arranjo de Almir Medeiros, Suite Nordestina – Duda do Recife.

Os Concertos para a Juventude reafirmam o compromisso da Filarmônica de Alagoas em democratizar o acesso à música orquestral, formando novas plateias e despertando novas sensibilidades.

O Concerto para a juventude é fruto da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, com realização: Cooperativa dos Músicos da Orquestra Filarmônica de Alagoas, Instituto Cultural e Artístico de Alagoas e Ministério da Cultura (minc). Patrocinador Master: Sicoob ( @sicoob @sicoobnordeste @sicooblestee) com apoio da Diteal , Secretaria de Estado da Cultura e da Economia Criativa, Governo de Alagoas , Armazém Annanda, Restaurante Sá Menina e Padoca do Sá.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Show de bonecos dos irmãos Maria Clara e JP chega à Maceió Porcos de Pelúcia lança álbum ao vivo gravado no Teatro de Arena, em Maceió Cantora Flora se apresenta no Theatro Homerinho no próximo sábado (24) com show inédito Verão Massayó: veja os horários dos shows de sábado (17) e domingo (18)