“Os arrependidos de Lula”: pais do Plano Real criticam presidente eleito

Publicado em 18/11/2022, às 11h17 - Atualizado às 14h42

Redação

De “O Antagonista”:

LEIA TAMBÉM

“Em carta aberta publicada pela Folha de S.Paulo nesta quinta-feira, Arminio Fraga, Edmar Bacha e Pedro Malan, economistas que declararam voto em Lula, criticam as declarações do petista durante a COP27 que influenciaram negativamente o mercado.

Conhecidos como pais do Plano Real, os economistas apoiaram a eleição do petista por considerarem Jair Bolsonaro uma ‘ameaça à democracia’. Após Lula colocar as responsabilidades social e econômica em campos opostos — e entregar ao Congresso uma PEC que prevê aumento de gastos em fonte definida —, os economistas alertaram que ‘a alta do dólar e a queda da Bolsa não são produto da ação de um grupo de especuladores mal-intencionados’.

“A responsabilidade fiscal não é um obstáculo ao nobre anseio de responsabilidade social, para já ou o quanto antes”, diz a carta aberta, que destaca ainda que ‘o teto de gastos não tira dinheiro da educação, da saúde, da cultura, para pagar juros a banqueiros gananciosos’, ao contrário do que o presidente eleito disse.

‘É preciso que não nos esqueçamos que dólar alto significa certo arrocho
salarial, causado pela inflação que vem a reboque. Sabemos disso há décadas.
Os sindicatos sabem’, diz a mensagem dos economistas.”

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

COMUNICADO Com Boulos no Planalto, Lula tenta reconstruir a esquerda O coração dividido de Luciano Barbosa Ufal é destaque em novas variedades de cana-de-açúcar