Os lugares favoritos da chef Mariana Bernardes

Publicado em 11/08/2025, às 10h17
-

Redação

É sempre bom ver uma alagoana conquistar o mundo sem esquecer de onde veio. Falo de Mariana Bernardes (@maripbernardes). Nascida e criada em Maceió, a chef é apaixonada pela terra natal, pelo sol, pelo mar, pelo sururu, pelo camarão, pelos peixes e, claro, pelo cuscuz — que jamais pode faltar. No meu livro Receitas das Alagoas, ela resgatou a receita afetiva da fritada de caju de sua avó Hermé, criada numa época em que ninguém falava de vegetarianismo, mas que já fazia parte da cozinha da família. Hoje, Mariana divide seu tempo entre São Paulo, Maceió e outras cidades brasileiras, fazendo o que mais ama: consultorias para restaurantes e, claro, cozinhar bem.
Carne com purê de abobora e legumes pela Mariana na Ilha do Ferro
Recentemente, foi uma das chefs do projeto Oficina Sabores do Balanço das Águas, no povoado da Ilha do Ferro. Lá, levou técnica, sabor e receitas simples, mas fundamentais para fortalecer a identidade cultural gastronômica nordestina, como o quiabo selado e a conserva de legumes da feira de Pão de Açúcar. Nessa mesma viagem, com o apoio de Machado, gravou um vídeo para o meu Instagram. E, já que pulou a cerca e explorou outros endereços, compartilho aqui os três lugares afetivos de Mariana: Brotto (@brottorestaurante), Bar do Cação (@bardocacao) e Tan Tan (@tantalanchonete).
Mariana na Oficina dos Sabores no Balanço das Águas

Brotto (@brottorestaurante)
O Brotto nasceu inspirado pelas mãos do chef alagoano Thiago Brandão. No cardápio, pratos como o polvo com tomates assados ao carbonara — um encontro entre o sabor brasileiro e o italiano, a tradição e a modernidade. Tudo isso servido em um casarão histórico, restaurado pela arquiteta Amanda Farias, que transformou o espaço em um lugar acolhedor para viver novas experiências gastronômicas. De quebra, a casa ainda oferece uma bela vista para a Associação Comercial de Maceió. Endereço: Rua Sá e Albuquerque, 468, Jaraguá.
 
Bar do Cação (@bardocacao)
Uma das estrelas do Bar do Cação é o arrumadinho de camarão: feijão-verde, bacon, farinha, arroz e o crustáceo no ponto certo. O boteco, localizado no bairro da Jatiúca, é raiz e traz no cardápio um desfile de tradições, como camarão no leite de coco com pirão, pastel de tilápia, carneirinho, charque no coco e, claro, a clássica peixada de cação com pirão. Ainda tem peixe carapeba, cerveja gelada e muito mais. Comandado pela família do chef Deimys Estevão, o Bar do Cação mantém viva a cozinha alagoana, inclusive na versão de prato executivo. Endereço: Avenida Pio XII, 538, Jatiúca.

 
Tantã Lanchonete (@tantalanchonete)
A Tantã Lanchonete é um clássico de Maceió, conhecida pela coxinha de galinha mais famosa da cidade. Entre os destaques, também estão o camarão com catupiry empanado e as massas folheadas, que fazem sucesso há décadas. Endereço: Rua José Júlio Sawer, 195, Ponta Verde.

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Que maravilha de cookie!!! Sá Menina também é Natal Já é Natal, que tal um chocotone da Syl? Guia das Comidinhas do Festival Maceió dos Prazeres