Redação
Na segunda edição do meu livro Gastronomia Popular Alagoana, pela Editora Graciliano Ramos, novos empreendimentos vão dar mais sabor às páginas. Entre três, eles, os famosos pastéis do Chico, da Fumaça e da Geo. Vamos recordar esses lanches, uma tradição dos bairros de Maceió.
LEIA TAMBÉM
Pastel do Chico nos sabores de carne, queijo, misto e mistão, tradição de 23 anos no bairro do Prado
Pastel do Chico nos sabores de carne, queijo, misto e mistão é uma, tradição de 23 anos bairro da Ponta Grossa. O salgado é fofo, não é de vento, tem recheio de verdade, e o principal, não vem embebido no óleo. “O sucesso da receita é o amor”, argumenta Maria Neves. Mas ela revela alguns truques, um deles é a temperatura do óleo, deve permanecer normal, se estiver frio o pastel absorve o líquido, e muito quente queima a massa. Outro detalhe, eles utilizam os mesmos produtos (farinha e margarina) e não mudam.
Rua Cabo Reis, 610 – Ponta Grossa. Telefone – 8811.5302/ 8879.9776 e uma filial no mix da Ponta Verde
Pastel da Fumaça – Em todo e qualquer lugar do mundo, o lanche na sala de trabalho é imprescindível para rebater a fome. Tem aqueles que são diet e preferem frutas e barrinhas de cereais, outros apostam no bolo, e, claro, no cafezinho, que não pode faltar. Mas há quem prefira uma opção mais substanciosa, e barata. Para estes comensais, a dica é o Pastel do Fumaça (próximo à Transpal). O tamanho do pastel é grande, e não é de vento: tem recheio. O campeão de vendas é o de carne (bom). O de queijo coalho, também é bom. A massa caseira é macia, bom sabor, textura de pastel crocante, bem frito e feito na hora, bem quentinho.
Rua Buarque de Macedo, 573 – Centro (próximo a Transpal)- Telefone: 3326.2492
Pastel da Geo – Com 84 anos, cabelos brancos e sorrisos, a dona Gertrudes Wanderlei Araújo, ou simplesmente Geo, é de bem com a vida e sua felicidade é o tempero dos seus pasteis, sanduíches, coxinhas de galinha e dos maravilhosos sucos da própria fruta. Comida simples, mas são os recheios de carne do pastel e do sanduíche que há 29 anos conquistam estômagos e corações no bairro do Jaraguá (próximo a Policia Federal). A massa do pastel é a mesma que compramos no supermercado, mas é bem crocante e sem excesso de óleo, também tem de bacalhau. O de carne moída tem um diferencial, ela é macia e vem misturada com purê de batata, cebola, pimentão e tomate verde (leva duas horas cozinhando) que confere o sabor especial. Na panela da Geo não entra cominho.
Avenida Walter Ananias, 893 -Jaraguá– antes da Policia Federal- Entre a Nordeste Auto e a GrafNobre– Telefone: 3231-1377
A Bienal do Livro de Alagoas é uma realização a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio de sua editora, a Edufal, com o apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), da Abeu (Associação Brasileira das Editoras Universitárias), da ANL (Associação Nacional de Livrarias), da Prefeitura de Maceió, do Governo do Estado de Alagoas e de demais parceiros de instituições públicas e privadas.
Para saber mais da programação visite o site bienalalagoas.com.br
LEIA MAIS