Os sem floresta: expulsos pelo desmatamento, animais invadem condomínios no Antares

Publicado em 26/04/2021, às 17h01
-

Gilson Monteiro com TV Pajuçara

No filme de animação "Os Sem Floresta", de 2006, animais invadem a cidade após a urbanização expulsá-los da área verde onde habitavam.  Fenômeno parecido está acontecendo em Maceió, no bairro Antares, onde cobras, raposas e até tamanduás estão aparecendo em condomínios residenciais após o dematamento de uma área verde próxima. 

LEIA TAMBÉM

Com a fauna praticamente expulsa do seu habitat, moradores de três condomínios na parte alta da capital passaram a "conviver" com bichos como sagui e serpentes, que surgem nas áreas comuns e até em apartamentos dos residenciais Parque Maceió, Monte Verde e Mata Atlântica. 

"O Condomínio Parque Maceió fica próximo à área de proteção ambiental, e essa mata infelizmente está sendo desmatada e de forma muito agressiva. Com isso os animais estão começando a se refugiar nos condomínios. E aí buscamos a apoio para denunciar o que está acontecendo aqui no que restou desse bioma. Tanto a fauna como a flora estão sendo violentamente depredados. Com o desmatamento, os bichos fogem tanto do barulho como também em busca de alimento", explica o subsíndico do residencial, José Antunes de Oliveira Neto. 

No vídeo abaixo, um tamanduá, espécie classificada como "vulnerável" pela Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), aparece "passeando" livremente em uma área aberta de um dos condomínios. O flagrante foi feito por um dos moradores. 

Ufal vai mapear área

Uma equipe do curso de engenharia florestal da Universidade Federal de Alagoas atendeu a solicitação dos moradores e vai fazer um mapeamento da área, para dar suporte a futuras reivindicações junto aos gestores públicos.

"Será feito um levantamento técnico para entender essa situação, em que os animais estão saindo do fragmento conservado de mata, e indo até os condomínios. Isso é  um sinal de que a área verde está se reduzindo então essa população [animal] está saindo à procura de comida. Vamos fazer o levantamento de espécies da fauna e também das espécies, e entrevistar os moradores para fazer esse mapeamento para saber o que pode ser feito", disse o estudante da Ufal, Livandilmo Luiz. 

No vídeo abaixo, gravado por moradores, é possível ouvir o barulho da motosserra na área verde vizinha ao condomínio. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática