Os três cantos favoritos do professor Thawã Calixto

Publicado em 18/08/2025, às 11h42
-

Nide Lins

Thawã Calixto (@thawacalixto) já foi obeso, mas com garra e disciplina eliminou mais de 40 quilos. Hoje, academia e corridas pela bela orla de Maceió fazem parte do novo cardápio diário. Só que ele é daqueles que malha para poder comer bem — em especial, um docinho, já que é apaixonado por confeitaria e adora criar bolos. Professor do IGA e chef consultor, é especialista em montar e desenvolver cardápios, além de seguir estudando Nutrição para aprofundar ainda mais seus conhecimentos. Nas horas vagas, ainda encontra tempo para filmar meus vídeos (risos).
Thawã com os alunos do IGA
E quando “pula a cerca” da rotina, faz questão de aproveitar bons sabores: para um jantar romântico, escolhe o MI Bistrô (@mi.bistro_), do chef Boris; para um doce, o Yume Cakes (@yume.cakes) da Juliana; e, para começar bem o dia, um café da manhã no Sá Menina (@sameninarestaurante) da Rose e Silvio no dia de domingo.
 
A trajetória de Thawã na gastronomia é plural e cheia de histórias. Já comandou a cozinha do Grand Cru e, ao lado do irmão, foi pioneiro com o food truck Olli — encerrado durante a pandemia. Passou por cozinhas icônicas: foi estagiário de Jonatas Moreira e Wanderson Medeiros, em Maceió; mergulhou no universo do Olympe, de Claude Troisgros, no Rio; esteve no estrelado Maní, de Helena Rizzo, em São Paulo; e ainda levou sua curiosidade até a Espanha, no restaurante Eneko.Tudo começou de forma despretensiosa, pela amizade com o chef Paulo Quintela, quando começou a ajudar na cozinha da Crôa, na Massagueira. Dali nasceu o gastrônomo que hoje inspira e forma novos talentos.
 
Os favoritos do Thawã

Mi Bistrô (@mi.bistro_)

O chef Boris Guimbard, comanda o fogão do Mi Bistrô, seu novo espaço gastronômico em Maceió, com uma cozinha italiana e francesa autoral e criativa. Especialista em massas e risotos, Boris encerrou um ciclo no Najuany (que vai dar lugar a um prédio), mas trouxe com ele pratos que já são sucesso, como o peito de pato grelhado ao molho de amora com risoto de parmesão. Além de ótimas sobremesas.

Mi Bistrô: R. Dep. Elizeu Teixeira, 70 - Ponta Verde, Maceió 


Yume Cakes (@yume.cakes)

Juliana Azevedo (@julianazevedo21) é uma das estrelas da confeitaria alagoana e, mais do que isso, uma empreendedora. Ela começou com encomendas de bolos e, no dia 14 de outubro, celebra três anos de Yume Cakes (@yume.cakes) com muita doçura. Nesse período, a coxinha de frango se destacou como a preferida dos fãs da doceria, seguida pela banoffee e, em terceiro lugar, o cappuccino, afinal, a casa também é especialista em cafés especiais. Até eu ganhei um café no cardápio com meu nome: Nide Lins. Gostou? Vem comigo conhecer essa história.

Yume  Cakes: Av. Luiz Ramalho de Castro, 525 - Jatiúca, Maceió


Sá Menina (@sameninarestaurante)

O bolinho é do tamanho ideal para começar o domingo, com muita doçura, no café da manhã. A questão é escolher o seu predileto no Sá Menina, afinal, a chef Rose é confeiteira de mão cheia. A paulista, de coração alagoano, capricha nos bolinhos de cenoura, milho, leite Ninho, queijo com goiabada, chocolate, laranja… E ainda têm as opções sem glúten e sem lactose: de massa puba e milho. Café da manhã do Sá Menina nos dias de domingo é bom demais!

Sá Menina: Av. Des. Valente de Lima, 180 - Jatiúca

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Que maravilha de cookie!!! Sá Menina também é Natal Já é Natal, que tal um chocotone da Syl? Guia das Comidinhas do Festival Maceió dos Prazeres