Ouro Preto ganhará creche para atender mais de 200 crianças

Publicado em 14/01/2021, às 20h06
Edvan Ferreira/Secom Maceió -

Secom Maceió

O conjunto Ouro Preto ganhará uma creche para atender mais de 200 crianças da região. O prefeito JHC autorizou, nesta quinta-feira (14), o início das obras do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) do conjunto. Quando estiver pronta, a creche terá a capacidade de atender crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses, seja em dois turnos (matutino e vespertino) ou em tempo integral.

LEIA TAMBÉM

O prédio segue o padrão arquitetônico estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) e contará com playground, jardins, castelo d’água, área de estacionamento, solário, fraldário, pátio coberto, administração, sala de professores e refeitório, tudo com acessibilidade.

O prefeito JHC reforçou a necessidade cuidar das próximas gerações e de deixar o legado do conhecimento para a população. “O que queremos é igualdade de oportunidades. A primeira infância é a principal fase do ser humano. Quem está construindo a sua arquitetura cerebral, com os estímulos corretos, vai se tornar um adulto com maior capacidade, sendo equilibrado emocionalmente, podendo conseguir emprego, renda e desenvolver suas habilidades cognitivas e motoras”, ressaltou.

As obras do Cmei Ouro Preto custarão R$ 1.840.032,48, recurso proveniente dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), com contrapartida da Prefeitura de Maceió. A previsão é que seja finalizada em novembro de 2021 e passe a servir a comunidade em 2022.

JHC acrescentou que o Cmei do Ouro Preto é só o primeiro de um conjunto de obras educacionais que visam colocar em prática o plano de desenvolvimento de ensino. “Vamos implementar, sempre, onde se tem mais carência”.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Elder Maia, a assinatura da ordem de serviço do equipamento educacional só foi possível porque a nova gestão já conseguiu destravar algumas pendências burocráticas.  “É uma creche/pré-escola que vai abrigar as nossas crianças. No mapa de demanda da Semed, já aprimorado pela equipe, identificamos que há uma demanda muito grande nesta localidade e, por isso, agilizamos o processo para início das obras”, explicou.

“Essa é uma obra fundamental, ainda mais neste período de retomada da economia, na pós-pandemia. A gente sabe que as famílias precisam muito do apoio da Prefeitura para deixar suas crianças seguras, convivendo com professores qualificados, transmitindo todo afeto, além do acesso à merenda”, completou Maia.

Para Luiz Carlos, líder comunitário do Ouro Preto, esse é um marco para o conjunto. "Esse era um local esquecido. Quem trabalha não tinha onde deixar os filhos. Por isso, estamos tão felizes com o início das obras. É isso que a gente espera: trabalho. Estamos muito animados", comemorou.

Já o secretário de Governo, Francisco Sales, destacou que o entusiasmo, a força e a determinação do prefeito JHC têm feito a equipe trabalhar com motivação. “São 14 dias de gestão e já estamos aqui autorizando a primeira ordem de serviço. É motivo de orgulho para os maceioenses. O prefeito disse que temos que agir rápido e esta agilidade está chegando ao Ouro Preto, mas com um detalhe: vamos fazer bem feito para não ter que fazer duas vezes. É o lema da nossa gestão, trabalhar com transparência, responsabilidade e respeito”.

A solenidade foi acompanhada pela presidenta da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Mirian Monte; pelo secretário de Assistência Social, Carlos Jorge; pelo vereador presidente da Comissão de Educação da Câmara, João Catunda; pelos vereadores Cal Moreira, Chico Filho, Fábio Costa e Aldo Loureiro; pelo deputado estadual Davi Maia e por líderes comunitários da região.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês