Outono começo nesta quarta com poucas mudanças no clima

Publicado em 20/03/2019, às 21h41
Outono | Pixabay -

VEJA.com

O outono começa nesta quarta-feira, 20, às 18h58, e deve chegar sem grandes mudanças de temperatura e umidade do ar amenas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o comportamento dos oceanos a partir do fim de 2018 indica a possibilidade de uma estação também sem grandes desequilíbrios entre as regiões do Brasil, até o início do inverno, em junho. As quedas de temperatura, segundo o Climatempo, devem ser sentidas apenas a partir de maio.

LEIA TAMBÉM

O outono no Brasil é marcado pela força das chuvas na região Sul, diminuição da precipitação no Norte e no Nordeste e ar seco e aumento de temperaturas nas regiões centrais. Quanto maior a presença do El Niño, mais acentuadas e contrastantes são as situações climáticas das regiões. O Climatempo adverte porém que na região Sudeste uma frente fria deve trazer nuvens que podem causar chuvas e temporais.

Em novembro passado, segundo o Inmet, o El Niño foi atenuado por uma expansão das águas do Oceano Pacífico. Para que o fenômeno ocorra é necessário o aumento de mais de 0,5 graus das águas oceânicas. Mas o instituto alerta que, diante da imprevisibilidade do El Niño, é sempre importante que as regiões se preparem para seus efeitos climáticos. A probabilidade de o fenômeno atingir algumas regiões do Brasil é de 70%, ocorrendo em intensidade fraca até o início do inverno.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática