Paciente encontra larvas em marmita servida na UPA do Benedito Bentes

Publicado em 18/02/2026, às 16h26 - Atualizado às 17h44
- Reprodução

TNH1

Ler resumo da notícia

Um paciente da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Benedito Bentes, em Maceió, se surpreendeu ao abrir uma marmita servida no local e encontrar larvas na comida. Imagens enviadas ao TNH1 mostram a refeição contaminada com o inseto.

LEIA TAMBÉM

O prato servido, pela foto, aparenta ser frango cozido com macaxeira. Nas fotos, uma larva aparece exatamente em cima da proteína e a outra na lateral interna do recipiente de isopor, utilizado para armazenar o alimento.

Por meio de nota (leia na íntegra ao final da matéria), a diretora-geral da UPA, Laís Feitosa, esclareceu que, assim que tomou conhecimento do caso, notificou extrajudicialmente a empresa terceirizada responsável pelo fornecimento das refeições.

Além disso, segundo traz o posicionamento oficial, uma equipe do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (Sciras), em conjunto ao setor de Qualidade da unidade, realizará uma visita técnica ao local de preparo das refeições “para fiscalizar as condições higiênico-sanitárias e reforçar os protocolos de segurança alimentar”.

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) também informou que está apurando a situação e que já foram adotadas medidas para garantir a segurança alimentar dos usuários.

Leia a nota de esclarecimento na íntegra:

A UPA Benedito Bentes vem a público esclarecer sobre algumas imagens que mostram marmitas com larvas, as quais teriam sido supostamente servidas na unidade.

Assim que tomou conhecimento do caso, a direção da UPA adotou imediatamente as medidas cabíveis, realizando uma notificação extrajudicial à empresa terceirizada responsável pelo fornecimento das refeições. A empresa já se prontificou a averiguar a situação com urgência, a fim de identificar e apurar eventuais falhas no processo.

Informamos ainda que a equipe do Sciras (Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde), em conjunto com o setor de Qualidade da unidade, realizará uma visita técnica ao local de preparo das refeições para fiscalizar as condições higiênico-sanitárias e reforçar os protocolos de segurança alimentar.

Ressaltamos que é procedimento de praxe da UPA realizar vistorias regulares nas marmitas servidas aos pacientes, como parte das ações contínuas de controle e garantia da qualidade dos alimentos ofertados.

A UPA Benedito Bentes reafirma seu compromisso com a segurança, o bem-estar e o respeito aos pacientes e seguirá acompanhando o caso com total rigor e transparência.

Atenciosamente,
Laís Feitosa,
Diretora-geral da UPA Benedito Bentes

Confira a nota da SMS:

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) está apurando responsabilidades com relação às inadequações das refeições servidas aos pacientes da UPA do Benedido Bentes.

A SMS reforça o compromisso com a saúde da população e informa que já foram adotadas medidas para garantir a segurança alimentar dos usuários da unidade de atendimento.
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Família procura homem de 61 anos desaparecido há três dias no Santos Dumont Trabalhador de 63 anos morre após sofrer descarga elétrica e cair de andaime de 5 metros Renasce Salgadinho: parque linear terá cinco praças suspensas, piso de vidro e mais; veja detalhes Saiba quando acionar a Defesa Civil e como utilizar os canais de atendimento