Paciente tem dengue, zika e chikungunya ao mesmo tempo

Publicado em 05/02/2016, às 09h25

Redação

Pesquisadores colombianos registraram um caso de um paciente da Colômbia que estava com zika vírus, febre chikungunya e dengue ao mesmo tempo. O fato foi publicado na revista científica Journal of Infection and Public Health. Segundo o artigo, essa é a primeira vez que alguém é diagnosticado com as três doenças de uma só vez na Colômbia e na América Latina. 

LEIA TAMBÉM

De acordo com a publicação, o homem, de 49 anos, de Sincelejo, no norte do país, viajou por diversas regiões do país, que incluiam áreas com casos das três doenças.

O paciente deu entrada no hospital depois de passar dias com febre de 38°C, manchas nos braços e conjuntivite, além de manchas vermelhas no corpo. No local, passou por exames e recebeu diagnóstivo positivo para as três doenças. 

Inicialmente, ele foi testado para dengue e chikungunya, tendo apresentado resultado positivo nos dois exames. A amostra foi posteriormente testada para zika, também sendo confirmada a infecção. Exames de outras doenças, como malária, retornaram negativas.

"É o primeiro caso reportado na Colômbia e na América Latina dessa coinfecção entre dengue e chikungunya e provavelmente a primeira no mundo que também inclui zika", escreveram os pesquisadores Alvaro Faccini-Martinez, Carlos Botero-Garcia, Fabian Benitez-Baracaldo e Carlos Perez-Diaz, que assinam a pesquisa.

O paciente se recuperou bem das infecções e foi liberado. Os especialistas alertam para necessidade de pesquisas principalmente sobre o zika.

"Apesar de casos de zika não terem sido descritos como severos, o espectro clínico da doença permanece incerto e, considerando o rápido desenvolvimento da epidemia na América Latina, o assunto merece uma futura análise. Médicos deveriam considerar chikungunya e zika em diferentes diagnósticos similares ao de dengue. Finalmente, mais pesquisas sobre essas doenças são necessárias, especialmente sobre o zika que tem informações limitadas em vários aspectos, incluindo formas potenciais de transmissão não-vetorial".

Zika vírus, febre chikungunya e dengue são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Cheiro forte de pum pode evitar avanço do Alzheimer, aponta novo estudo Quer criar reencontro com mortos? Saiba como funciona o app O que é Maria Louca, a bebida clandestina que ganhou destaque em 'Tremembé' Testes de brasileiros superdotados serão realizados em Alagoas e outros 13 estados