Pacientes de surto de meningite em Maceió têm entre 20 e 55 anos

Publicado em 28/01/2026, às 13h04
Surto de meningite leva Secretaria de Saúde a realizar vacinação de bloqueio em bairros de Maceió - Foto: Arquivo/Agência Brasil

Eberth Lins

Ler resumo da notícia

A Secretaria de Saúde de Maceió informou, na tarde desta quarta-feira (28), detalhes sobre os três casos de meningite registrados na capital nos últimos 90 dias. Segundo a pasta, todos os pacientes evoluíram clinicamente bem e não correm risco.

LEIA TAMBÉM

O primeiro caso envolve um paciente de 55 anos, o segundo um paciente de 27 anos e o terceiro um paciente de 20 anos. As autoridades reforçam que os casos estão sob acompanhamento e que as medidas de prevenção continuam sendo adotadas para evitar a circulação da doença.

Pelos critérios do Ministério da Saúde, a situação é considerada um surto, o que acendeu o alerta das autoridades sanitárias e levou à adoção de medidas imediatas para conter a circulação da bactéria e evitar novos registros da doença.

Entre as ações definidas está a vacinação de bloqueio, que será realizada no próximo sábado (31), com mobilização de equipes de saúde em pontos estratégicos próximos aos locais onde os casos foram confirmados. Além dessas áreas, a vacinação também vai alcançar regiões num raio de até um quilômetro, incluindo bairros como Ouro Preto, Canaã e Barro Duro, devido à circulação frequente de moradores entre essas localidades.

"A participação da população é essencial para o sucesso da ação. O bloqueio vacinal é uma medida segura, eficaz e fundamental para proteger a coletividade, reduzir o risco de novos casos", informou a SMS nesta quarta-feira (28).

A vacina contra a meningite tipo C é indicada para pessoas de três meses a 80 anos, conforme os protocolos do Ministério da Saúde. Gestantes e lactantes, no entanto, não devem receber a dose neste momento. A Secretaria esclarece que a imunização não será feita em toda a extensão dos bairros, mas apenas nas áreas delimitadas pela Vigilância Epidemiológica.

A orientação é que pessoas com sintomas como febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, vômitos ou manchas pelo corpo procurem imediatamente uma unidade de saúde. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento com CPF e cartão de vacinação.

Confira pontos de vacinação

Listagem completa de endereços

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: após ataques de cães errantes no campus, aulas de Direito da UFAL são suspensas Procon Maceió divulga pesquisa de preços de itens para o Dia das Mães 18º Festival Ademi da Casa Própria reúne mais de 2.500 unidades residenciais a partir de R$ 210 mil Motorista armado é preso com mais de 60 kg de maconha e carro roubado, Maceió