Pai de influenciador tem parte do crânio 'armazenada' na barriga em cirurgia; entenda

Publicado em 29/01/2026, às 16h03
- Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Revista Quem

Ler resumo da notícia

O influenciador Francisco Garcia falou sobre o estado de saúde do pai, António Lisboa, nas redes sociais. O homem de 69 anos, que é conhecido como Seu Boinha pelos mais de 3 milhões de seguidores do rapaz, está internado na UTI após uma cirurgia de hidrocefalia. Durante a operação, ele parte do crânio removida e armazenada no abdômen.

LEIA TAMBÉM

“Cirurgia terminou agora, eles retiraram parte do crânio de pai e armazenaram no abdômen para o cérebro ter espaço. Ele voltou para UTI, onde permanece em estado grave”, disse em um vídeo no Instagram. A cirurgia a qual o idoso foi submetido se chama craniectomia descompressiva.

Ele explicou: “De forma simples: o médico retira uma parte do osso do crânio para aliviar a pressão no cérebro (comum em casos de AVC hemorrágico, trauma ou inchaço cerebral). Esse osso pode ser armazenado no abdômen do próprio paciente (na barriga) para ser recolocado depois, numa outra cirurgia chamada cranioplastia”.


Na manhã de quarta (28), ele desabafou sobre o estado de saúde do pai. “Carta aberta. Pai, o senhor sempre falou que confiava muito nas minhas decisões. Sei que era um segredo nosso, mas confiava tanto que me deu até a sua senha do banco e do cartão, algo quase impossível para quem gosta tanto de dinheiro, como o senhor, confiar a alguém”, lembrou.

“Nossos planos eram, depois da cirurgia, o senhor ter o seu tão sonhado carrinho de volta para fazer suas coisas sem depender de ninguém. Quem sabe até voltar a andar na sua Biz. Nossos planos eram uns, e os de Deus estão sendo outros”, disse. “Ontem, lhe ver cheio de aparelhos na UTI, naquela situação, acabou com o meu psicológico. Mas quero que o senhor saiba que sempre busquei o melhor para o senhor, e vai ser assim até o último dia da sua vida”

Durante a cirurgia de hidrocefalia, António teve um pico de pressão e sofreu um AVC isquêmico e hemorrágico. Ele teve um sangramento no crânio e não acordou da anestesia — a válvula que controlava a hidrocefalia precisou ser retirada.
 

 

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Caso Master: Vorcaro e ex-presidente do BRB se contradizem em acareação Veja quais são os direitos do trabalhador no Carnaval, que não é feriado nacional Três vítimas de grave acidente com ônibus de Alagoas permanecem internadas em MG Adolescentes investigados por causar morte de cão Orelha voltam ao Brasil após viagem aos EUA