País quer proibir crianças com menos de 14 anos de terem smartphone

Publicado em 10/05/2017, às 10h42

Redação

Um novo projeto de lei na Irlanda quer proibir que as lojas vendam celulares que acessem a internet para pessoas com menos de 14 anos. O projeto também quer impedir que os pais deem a seus filhos com menos de 14 anos qualquer dispositivo portátil que tenha acesso à web ou que qualquer pessoa forneça informações de acesso a uma rede Wi-Fi.

LEIA TAMBÉM

O objetivo, segundo os responsáveis pela ideia, é forçar as fabricantes a desenvolver smartphones e tablets voltados ao público infantil e adolescente, com acesso limitado à internet, além de garantir, ao menos momentaneamente, que as crianças não tenham acesso a um conteúdo impróprio para sua idade. "Essencialmente, você está dando a seu filho de sete ou oito anos um dispositivo móvel que lhe permite acessar pornografia ilimitada e de todos os tipos", explica Jim Daly, que trabalha no projeto.

Multa

Quem infringir a lei, seja um estabelecimento ou responsável pela criança, vai pagar uma multa de até € 100. O valor é semelhante ao cobrado como multa, caso se ofereça bebida alcoólica a alguém com menos de 18 anos. "É uma lei para ajudar os pais a dizer não para seus filhos de oito, nove ou dez anos, que imploram para possuir esses dispositivos porque todos os seus amigos têm um", declara.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Jovem que comia 'até sentir dores' perde 124 kg e vira coach de emagrecimento A disputa pela sucessão dentro da família real de Uganda após a morte do monarca mais jovem do mundo Influenciador morre após aumento peniano com ácido hialurônico na Tailândia Criadora de conteúdo adulto é denunciada após gravar vídeo promocional com bebê recém-nascido