PAM Salgadinho passa a contar com bloco exclusivo para crianças

Publicado em 23/12/2020, às 16h02
Átila Vieira/ Secom Maceió -

Secom Maceió

As crianças atendidas no PAM Salgadinho, que fica no bairro Poço, agora contam com um espaço exclusivo para atendimento. A unidade foi entregue pelo prefeito Rui Palmeira e secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, na manhã desta quarta-feira (23), contando com várias especialidades pediátricas e espaço para recreação dos usuários.

LEIA TAMBÉM

Durante a inauguração do novo bloco, o prefeito Rui Palmeira destacou as melhorias realizadas em toda a unidade nos últimos anos.

“O PAM Salgadinho, há alguns anos, era uma estrutura que não funcionava.  E a gente está deixando o Laclim, funcionando a todo vapor; a fisioterapia, que também é um serviço de excelência prestado; o Bloco da Mulher; a parte de exames de imagem e agora, fechando com chave de ouro, com essa belíssima Pediatria, que tem diversas especialidades para as crianças que vão vir aqui ao PAM Salgadinho”, frisou o prefeito. 

O Bloco P conta com atendimentos de alergologista, nutrólogo, endocrinologista,  gastroenterologista, dermatologista, nefrologista, psicólogos, ginecologista pediátrica, enfermeira e nutricionista. Além disso, a unidade, que começa a funcionar na próxima segunda-feira (28), conta ainda com sala de espera, recepção, banheiros para funcionários e pacientes, sala de apoio e brinquedoteca.

Em seu discurso, o secretário José Thomaz Nonô reforçou as mudanças na estrutura do PAM Salgadinho. “Este que é o maior posto da América do Sul neste modelo, que recebe, pelo menos, mil pessoas por dia e duas mil em dias de pico, e simboliza todo o esforço da secretaria. Esse PAM mudou de uma forma profunda, não apenas pela parte física, que é difícil e trabalhosa, mas ele não seria nada se não tivesse a equipe de servidores que têm. O bom servidor não pode trabalhar em um equipamento ruim”, disse Nonô.

Para ele, o bloco é o retrato da preocupação da Prefeitura de Maceió em assistir os usuários e também o servidor. “Trabalhar em um ambiente assim devolve a autoestima, o orgulho do servidor e a sensação de estar sendo útil a sociedade. A Secretaria Municipal de Saúde, como um todo, tem um corpo exemplar. O prefeito comanda, o secretário dirige, mas quem faz a saúde são os servidores, desde o médico mais qualificado ao cidadão que ajudou a pintar essa parede, porque cada um dentro da sua especialidade deu uma colaboração”, finalizou o secretário. 

A diretora do PAM Salgadinho, Marluce Moura, explicou que o bloco permite que as crianças fiquem mais seguras, já que por ser uma unidade com múltiplas especialidades, o PAM atende a pacientes com várias patologias.

“Aqui elas terão esse espaço, dando mais conforto inclusive para as mães. Esta é a primeira unidade em Maceió que é referência para o atendimento exclusivo e com especialidade em Pediatria. Além disso, é um espaço lúdico, tem um área aberta e também é climatizado”. 

Homenageada pelos servidores e gestores, a diretora da unidade falou sobre os benefícios para a população de todo o estado. “É visível essa conquista e a importância desse espaço. E a gente vai começar, no final do mandato do prefeito, algo inusitado e eu só tenho a agradecer. É o sonho de qualquer município”, disse emocionada. “E eu tenho um amor imenso ao SUS e um amor imenso a vocês. E tudo que eu faço é dessa forma e isso que foi fundamental durante toda a minha vida toda e eu só tenho a agradecer”, completou.

O projeto de adequação para manutenção do bloco que estava desativado no PAM foi da arquiteta da SMS, Liliana Ferro. A engenheira Ana Karla Calheiros foi a responsável pela fiscalização da manutenção predial, realizada pela empresa Vegas Construções, enquanto a coordenadora de Engenharia da SMS, Carolina Barreto, foi a fiscal do contrato.

Na ocasião ainda foram entregues o refeitório, auditório e sala de reuniões do PAM Salgadinho, que beneficiará os servidores de todos os blocos. Também foi entregue o novo tomógrafo da unidade, que fica no Bloco L. O equipamento auxiliará na realização de diversos exames de imagem, incluindo os de diagnóstico para Covid-19.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês