Redação
Os pacientes atendidos pela Secretaria Municipal de Saúde que têm dificuldade de locomoção receberam nesta quarta-feira, 28, uma van adaptada para transporte até o PAM Salgadinho, no Poço, onde funciona o Centro Especializado de Reabilitação (CER). O veículo é totalmente adaptado e tem lugar para quatro cadeirantes e oito cadeiras.
LEIA TAMBÉM
“A gente tem esse olhar humano e algumas categorias precisam de uma atenção especial, como portadores de microcefalia, idosos e cadeirantes. Nós tínhamos apenas uma van, mas que já não estava nas melhores condições. Agora entregamos mais uma que ficará disponível para pegá-los e levá-los em casa”, explicou o secretário de Saúde, José Thomaz Nonô.
O CER atende cerca de 700 pessoas mensalmente nas especialidades de fisioterapia, psicologia, pedagogia, psiquiatria, enfermagem, assistência social e terapêutica. Um dos beneficiados é Reinaldo do Nascimento, de 12 anos, que tem microcefalia e recebe atendimento no local há pelo menos cinco anos. A mãe, Maria de Fátima do Nascimento, conta que é uma grande dificuldade levá-lo de ônibus.
“É muito difícil se locomover com cadeirantes, principalmente em dias de chuva. Ele também fica muito inquieto e agitado, chegando a se morder quando o ônibus para nos sinais vermelhos ou para pegar um novo passageiro. A van ajuda muito, nos pega em casa e leva de volta após as consultas”, conta.
A necessidade desse auxílio será identificada já na ficha de cadastro do paciente. “Isso vai melhorar em muito a atenção de pessoas com deficiência, principalmente as crianças com microcefalia. As mães têm dificuldade de vir fazer o tratamento, como também o cadeirante, que tem como dificuldade a questão de acessibilidade. Isso sensibilizou o nosso secretário que foi a Brasília e conseguiu mais uma van”, relatou Luís Carlos Santana, diretor da Atenção a Pessoa com Deficiência.
LEIA MAIS