Eberth Lins
Há mais de dois mêses sob toque de recolher, entre outras restrições, Alagoas ainda apresenta sinais de descontrole da pandemia. A última atualização do Observatório Alagoano de Políticas Públicas Para Enfrentamento à Covid-19, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), obtida pelo TNH1 na manhã desta segunda-feira (24), informa que dados apontam para o descontrole da transmissão do novo coronavírus e pontua a alta nos casos suspeitos e na ocupação de leitos de UTI para tratamento da doença durante a 20ª Semana Epidemiológica (SE) de 2021, isto é, entre os dias 16 e 22 deste mês.
LEIA TAMBÉM
Conforme o Observatório, a ocupação dos leitos de UTI manteve a tendência de alta observada na semana anterior, fazendo com que a ocupação chegasse a 85% no último dia 20. Já no sábado (22), segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), 312 leitos de UTI disponibilizados pela rede pública estavam ocupados, o que corresponde a uma taxa de ocupação de 81%, acima do limite de 80% recomendado pelo Comitê Científico do Consórcio Nordeste para adoção de medidas mais rígidas de controle, a exemplo do lockdown.
Reforçando os indícios de descontrole da pandemia, o número de casos suspeitos registrou uma forte aceleração, chegando a 15.360 no último sábado, um dos mais altos registrados desde o início da pandemia.
Casos confirmados e óbitos
As razões entre as taxas de incidência foram calculadas a partir da divisão da taxa na 18ª SE pela da 17ª SE e da taxa na 19ª SE pela 18ª SE de 2021. Nessa análise Maceió e Arapiraca foram analisadas separadamentes. Fonte: Observatório Alagoano de Políticas Públicas Para Enfrentamento à Covid-19
O boletim do Observatório diz que foram registrados 4.359 casos e 111 óbitos na 20ª SE, que correspondem a uma redução de 9% e 3%, respectivamente, em relação à semana anterior. Na 1ª Região de Saúde, que abrange municípios próximos à Maceió, no entanto, a incidência de casos confirmados foi o dobro da semana anterior. Com relação aos óbitos, cinco localidades apresentaram aumento.
"Os números apurados ao final da 20ª SE reforçam as preocupações com o descontrole da pandemia da Covid em Alagoas, que é evidenciada pelo aumento de casos suspeitos e ocupação dos leitos de UTI, que ultrapassou novamente os 80%. Nesse contexto, enquanto não conseguimos aumentar significativamente a cobertura vacinal, as medidas de controle são essenciais para que evitemos o colapso da rede hospitalar e o aumento do número de óbitos" ressaltou o coordenador do Observatório, Gabriel Bádue.
Imunizados com a 2ª dose só são 12% em AL
De acordo com o Observatório, na 20ª SE foram aplicadas 82.865 doses de vacinas contra a Covid em Alagoas, 7% a mais em relação à semana anterior. Com isso, o estado contabiliza 869 mil doses aplicadas: 606 mil com a primeira dose e 263 mil já com a segunda, que correspondem a 28% e 12% da população adulta alagoana, respectivamente.
"Evidências científicas demonstram que a vacinação é o caminho mais eficiente para que saiamos da atual situação. É imprescindível que todos os esforços sejam realizados para acelerar o processo de vacinação", traz o relatório.
LEIA MAIS