Pane na nuvem da Amazon tira do ar aplicativos e serviços

Publicado em 20/10/2025, às 07h00
- Divulgação / Amazon

g1

A unidade de serviços em nuvem da Amazon, a AWS, sofre uma pane nesta segunda-feira (20), o que causa um apagão em muitas empresas ao redor do mundo, com problemas de conectividade e interrupção de serviços de vários sites e aplicativos populares, incluindo Fortnite e Snapchat.

LEIA TAMBÉM

Segundo a AWS, mais de 500 empresas com seus serviços hospedados na nuvem da Amazon foram impactadas pelo apagão, que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo, incluindo nos Estados Unidos e também no Brasil.

A AWS afirmou pouco após as 6h desta segunda, no horário de Brasília, ter identificado uma potencial causa para o apagão e disse estar trabalhando para resolver o problema. "Podemos confirmar aumento nas taxas de erro e latência para múltiplos serviços da AWS na região US-EAST-1", informou a empresa em uma atualização em seu site.

A AWS fornece poder de computação sob demanda, armazenamento de dados e outros serviços digitais para empresas, governos e indivíduos. A empresa compete com os serviços de nuvem do Google e da Microsoft. Interrupções em seus servidores podem causar panes em sites e plataformas que dependem de sua infraestrutura de nuvem.

O site de compras da Amazon, o Prime Video e a assistente Alexa estavam enfrentando problemas, segundo o Downdetector.

Os jogos Fortnite, da Epic Games, Roblox, Clash Royale e Clash of Clans estavam entre os sites de jogos que saíram do ar. Entre as plataformas financeiras que enfrentaram problemas estão o Venmo, do Paypal, e o Chime, segundo o site que monitora interrupções.

O aplicativo Lyft, rival do Uber, também ficou fora do ar para milhares de usuários nos Estados Unidos.

A startup de inteligência artificial Perplexity, a corretora de criptomoedas Coinbase e o app de negociação Robinhood atribuíram as interrupções à AWS.

"O Perplexity está fora do ar agora. A causa raiz é um problema na AWS. Estamos trabalhando para resolver", disse o CEO da Perplexity, Aravind Srinivas, em uma publicação no X.

A presidente do aplicativo de mensagens Signal, Meredith Whittaker, também confirmou no X que sua plataforma foi afetada pela pane da AWS.

AWS e Amazon não responderam a pedidos de comentário feitos pela agência de notícias Reuters.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

WhatsApp prepara atualização com novo recurso de segurança para menores no Brasil Um quinto dos posts em rede social só de robôs é hostil a seres humanos, diz estudo Novas regras do Pix entram em vigor hoje; veja o que muda WhatsApp confirma versão paga e anuncia recursos exclusivos; veja novidades