Papa diz que será "sincero" com Trump em encontro no Vaticano

Publicado em 13/05/2017, às 16h42

Redação

O papa Francisco disse neste sábado que será "sincero" com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre as profundas diferenças entre ambos em temas como a imigração e a mudança climática quando os dois se encontraram pela primeira vez, este mês, no Vaticano.

LEIA TAMBÉM

Mas o papa também disse a repórteres a bordo do avião papal durante viagem de volta de Portugal ao Vaticano que manterá sua mente aberta e não fará pré-julgamentos de Trump antes de ouvir suas opiniões no encontro marcado para 24 de maio.

"Mesmo se alguém pensa de forma diferente temos que ser muito sinceros sobre o que cada um pensa", disse Francisco, acrescentando que espera encontrar "uma porta ao menos parcialmente aberta" para o diálogo com Trump, para que ambos possam contribuir pela paz mundial.

No ano passado, em resposta a uma pergunta sobre a posição do então candidato presidencial Trump sobre a imigração e sua intenção de construir um muro ao longo da fronteira dos Estados Unidos com o México, o papa disse que um homem com essas visões "não era cristão".

Trump e o papa também discordam profundamente sobre as mudanças climáticas. Trump assinou um decreto presidencial desfazendo a legislação ambiental estabelecida pelo governo do ex-presidente Barack Obama.

Francisco tem feito da defesa do meio ambiente uma plataforma fundamental de seu papado, apoiando firmemente a opinião científica de que o aquecimento global é provocado principalmente pela atividade humana. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto