Papa Francisco recebe imã Ahmed el-Tayeb no Vaticano em reunião histórica

Publicado em 23/05/2016, às 12h15

Redação

O papa Francisco recebeu hoje no Vaticano o grande imã Ahmed el-Tayeb, da Mesquita de al-Azhar, sinalizando o fim de uma suspensão de laços entre católicos e muçulmanos. A reunião acontece cinco anos depois de al-Azhar congelar os diálogos com o Vaticano em protesto a comentários do então papa Bento XVI.

Enquanto o xeque Ahmed el-Tayeb chegava para a reunião no Palácio Apostólico, o papa disse que só o fato deles estarem se encontrando já era significativo. "O encontro é a mensagem", disse Francisco ao imã.

Os dois líderes conversaram a sós durante 25 minutos na biblioteca particular do papa e se despediram com um abraço. Depois, el-Tayeb e sua delegação falaram com o cardeal responsável pelo diálogo inter-religioso.

Depois da reunião, el-Tayeb vai a Paris para abrir uma conferência Islâmico-católica sobre relações entre Ocidente e Oriente.

No dia 1º de janeiro de 2011, Bento XVI havia exigido mais proteção aos cristãos que vivem no Egito depois que uma bomba atingiu a Igreja Copta Cristã em Alexandria, matando 21 pessoas.

Desde então, ataques islâmicos a cristãos na região só aumentaram, mas o Vaticano e Al-Azhar retomaram conversas mesmo assim, com uma delegação do Vaticano visitando o Cairo em Fevereiro. 

LEIA TAMBÉM

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos Ônibus com estudantes cai de penhasco na Colômbia e deixa 17 mortos