Papa muda normas de controle financeiro para o Vaticano

Publicado em 12/07/2016, às 08h36

Redação

O papa Francisco publicou decisão que delega à Administração do Patrimônio da Sé Apostólica a tarefa de gerir os bens da igreja, encerrando meses de discussões internas sobre de quem seria esse papel.

LEIA TAMBÉM

O documento, uma espécie de decreto expedido diretamente pelo papa, representa também o ponto final na reforma dos organismos que se ocupam do controle e da vigilância sobre o patrimônio da Santa Sé.

Em julho passado, Francisco havia transferido a gestão dos imóveis da igreja para a Secretaria para Economia, criada em 2014 para ter autoridade sobre toda as atividades econômicas da Santa Sé. Agora, o órgão chefiado pelo cardeal George Pell, ficará encarregado apenas pela vigilância, e não pela gestão em si.

O novo decreto do papa ainda resolve o conflito de interesses existente dentro da Secretaria para Economia, que exercia atividades de gestão e controle ao mesmo tempo.

A decisão explica que "os bens temporais da Igreja" são destinados "ao culto divino, ao sustento do clero, ao apostolado e às obras de caridade, especialmente a serviço dos pobres".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos Ônibus com estudantes cai de penhasco na Colômbia e deixa 17 mortos