Papa pede mais mulheres em postos de responsabilidade na Igreja

Publicado em 18/11/2018, às 19h30
Agência EFE -

Agência EFE

O papa Francisco pediu nesse sábado (17) uma maior presença de mulheres "nos diferentes campos de responsabilidade da vida da Igreja em particular, e não só no campo cultural", durante a cerimônia de entrega dos prêmios Joseph Ratzinger.

LEIA TAMBÉM

Ao entregar o prêmio dado pela Fundação do Vaticana que leva o nome do papa Emérito Bendto XVI à teóloga Anne-Marie Pelletier, Francisco ressaltou a importância "do reconhecimento cada vez maior da contribuição das mulheres no campo da pesquisa teológica científica e do ensino da teologia, considerados durante muito tempo territórios quase exclusivos do clero".

E acrescentou que é necessário que "esta contribuição seja estimulada e que encontre um espaço mais amplo, coerente com o crescimento da presença feminina nos diferentes campos de responsabilidade da vida da Igreja em particular, e não só no campo cultural".

"Desde que Paulo VI proclamou Teresa de Ávila e Catarina de Siena doutoras da Igreja, não resta dúvidas de que as mulheres podem alcançar os lugares mais altos na inteligência da fé", disse.

E lembrou que também "João Paulo II e Bento XVI confirmaram, incluindo na série de doutores os nomes de outras mulheres, como Santa Teresa de Lisieux e Hildegarda de Bingen".

O prêmio Ratzinger também foi entregue hoje ao arquiteto Mario Botta.

O papa explicou que o compromisso do arquiteto é "de altíssimo valor e deve ser reconhecido e encorajado pela Igreja" sobretudo quando "se arrisca ao esquecimento da dimensão espiritual e à desumanização dos espaços urbanos".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto