Paquistão começa a construir cerca ao longo da fronteira com Afeganistão

Publicado em 26/03/2017, às 22h51
-

Redação

O Paquistão informou que começou a construir uma cerca ao longo de sua fronteira com o Afeganistão, uma medida que pode piorar mais a relação bilateral. Os dois lados trocam acusações de ser foco de terroristas.

LEIA TAMBÉM

O governo afegão não reconhece centenas de quilômetros da montanhosa fronteira noroeste do Paquistão, determinada durante o regime colonial britânico. O Paquistão em fevereiro fechou a fronteira por "razões de segurança" durante mais de um mês, o que gerou protestos do ilhado Afeganistão, reabrindo-a em 20 de março.

O governo paquistanês diz que militantes do Paquistão se realocaram no Afeganistão e usam o território do vizinho para lançar ataques contra o Paquistão. Já Cabul afirma que Islamabad há anos protege o Taleban afegão e a rede Haqqani, preocupação mostrada também por Washington.

O Paquistão decidiu que precisa fazer mais para tentar restringir sua porosa fronteira. O chefe do Exército do Paquistão, general Qamar Bajwa, disse que a construção de uma cerca começou em Bajaur e Mohmand, onde há tribos e também frequentemente militantes paquistaneses. O militar disse em comunicado que uma fronteira mais bem gerenciada, segura e pacífica é de interesse para os dois lados.

Já o governo paquistanês afirma que construir uma cerca não resolve o problema, "mas apenas cria mais tensão", segundo o general Dawlat Waziri, porta-voz do Ministério da Defesa afegão.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja