Para que presidente? Congresso é quem controla os investimentos.

Publicado em 27/06/2025, às 17h00

Flávio Gomes de Barros

 

Jornalista Seergio Denicoli:

"O Brasil vive hoje um parlamentarismo disfarçado. Mas não é um modelo como o europeu, com regras transparentes, responsabilidade política e prestação de contas. É uma versão tupiniquim, em que o Congresso comanda a maior parte do dinheiro disponível para investimentos, de forma muitas vezes pouco transparente.

Hoje, deputados e senadores dominam a fatia mais importante das verbas da União. A própria ministra do Planejamento, Simone Tebet, reconhece que quase metade do dinheiro que o País decide diretamente onde aplicar, que não está comprometido com salários, aposentadorias e outras despesas fixas, já está sob influência direta do Congresso. Ela se refere a um conjunto de recursos que incluem as emendas, mas também outras verbas cuja execução depende de articulação política com parlamentares.

 
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Análise: "O Supremo e o Código de Ética" Alfredo Gaspar pede quebra de sigilos bancário e fiscal de filho de Lula Um caso típico de desrespeito à cidadania O protagonismo de Alagoas na política nacional