Paramilitares tomam palácio presidencial no Sudão e conflitos armados se espalham pelo país

Publicado em 15/04/2023, às 15h39
-

Folhapress

Paramilitares do Sudão reivindicaram neste sábado (15) o controle do palácio presidencial e do aeroporto internacional de Cartum, na capital, após tiroteios e explosões num contexto de rivalidade entre generais que participaram do golpe de Estado em 2021. Ao menos três civis foram mortos, segundo autoridades.

LEIA TAMBÉM

O grupo paramilitar FAR (Forças de Apoio Rápido) do general Mohamed Hamdan Daglo, conhecido como Hemedti, apelou à população e aos militares para que se levantem contra o Exército e o general Abdel Fatah al Burhan, líder no país africano desde o golpe há quase dois anos.

Hemedti e Burhan uniram forças para derrubar civis do poder em 2021. Mas as tensões entre os dois cresceram com o tempo. Há dias circulavam rumores sobre um confronto iminente. Neste sábado (15), a capital sudanesa, Cartum, acordou abalada por explosões e disparos de armas pesadas.

Principal grupo paramilitar do país, o FAR anunciou a tomada de infraestruturas estratégicas na capital, Cartum, e em cidades como Merowe e El Obeid. Em comunicado, instaram os moradores a se juntarem a eles "para proteger a pátria e os lucros da revolução", em referência à revolta popular que derrubou o ditador Omar al Bashir em 2019.

Em resposta, a Força Aérea Sudanesa informou ter atacado várias bases paramilitares em Cartum, destruindo bases do grupo rival. Num conflito de versões, informou ainda que os militares das FAR estavam sendo perseguidos e pediu aos civis que permaneçam em suas casas.

"Como todos os sudaneses, estamos abrigados", escreveu o embaixador dos EUA, John Godfrey, no Twitter.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos