Paraná restringe atividades para conter pandemia de covid-19

Publicado em 16/05/2021, às 20h01
Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil -

Agência Brasil

O governo do Paraná estabeleceu medidas restritivas neste fim de semana para combater a circulação do novo coronavírus no estado. Comércio, incluindo shoppings centers, pode operar com limitação de horário e de capacidade.

LEIA TAMBÉM

Autorização para funcionamento do comércio, em geral, bem como para museus vai das 10h às 22h, e o número de pessoas em circulação não deve ser superior a 50% da capacidade. Bares e restaurantes podem funcionar até as 23h, também com no máximo metade da capacidade. Fora desse horário, fica permitida ainda a entrega de refeições.

Já as academias podem ficar abertas das 6h às 22h, com capacidade máxima de 30%. Foi estabelecido ainda toque de recolher com restrições à circulação de pessoas e consumo de bebida alcoólica entre as 23h e as 5h.

Está também proibido o funcionamento de estabelecimentos como cinemas e teatros, além de espaços que realizem eventos geradores de aglomerações, como festas, shows, mostras comerciais, eventos técnicos, convenções e encontros corporativos ou familiares.

As medidas restritivas no Paraná têm duração até esta segunda-feira (17). O governo do estado avaliará a situação epidemiológica para decidir se estenderá as medidas ou se adotará novas regras. O Paraná é o quinto estado com mais mortes por covid-19 acumuladas, totalizando 24.187.

Já o total de casos, desde o início da pandemia, soma 1.006.266. Depois de uma estabilidade na média móvel de casos em abril, o índice voltou a subir em maio. Já a curva de óbitos, depois de atingir o pico em março, vem apresentando tendência de queda neste mês.

O estado do Paraná dispõe de 4.482 leitos clínicos e de unidade de terapia intensiva (UTI) e clínicos. A taxa de ocupação dos leitos para tratamento de paciente com covid-19 está em 94% nos leitos de UTI e 77% nos de enfermaria.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mulher é mordida por capivara e tem partes do corpo arrancadas Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP